domingo, 5 de junho de 2011

A TRANSCENDÊNCIA DA ALMA



"Ensine esta tripla verdade a todas as pessoas: um coração generoso, a delicadeza ao falar e uma vida de serviços e compaixão são as coisas que renovam a humanidade."
                                                         
Buda Sidarta Gautama



A vida é uma jornada mágica que, no grande esquema do cosmos, acaba num piscar de olhos. Ao sair do corpo no momento da morte, o espírito experimenta uma imensa sensação de liberdade, paz e alegria. Assim que a alma chega a um plano mais elevado da existência, sua habilidade mental se torna muito ágil, e ela passa a ter imediato e total conhecimento dos pensamentos, sentimentos e palavras de seus entes queridos que ficaram para trás.

O espírito constata que sempre foi espírito, mas que teve experiências físicas enquanto estava na Terra. Ele não sofre como nós. Não existe mais dor após o desencarne e os obstáculos vão, gradativamente, se dissolvendo quando a alma se aproxima cada vez mais da luz. Assim, muda a perspectiva dessa alma em relação a tudo. Nós, daqui do planeta, podemos nos beneficiar de suas palavras e de suas mensagens reveladoras sem, necessariamente, precisarmos desencarnar para vivenciar essas transcendências.


A espiritualidade nos mostra que somos todos únicos e esse conhecimento acelera nossa realização como ser humano. Na medida em que conseguirmos romper nosso egocentrismo, muito natural no ser humano, passamos a conhecer mais profundamente as pessoas que nos cercam e sentimo-nos, dessa maneira, mais atentos e sensíveis aos apelos alheios. Portanto, desviando o foco de nós mesmos teremos consciência de nossa própria capacidade de dar, compartilhar e amar outra pessoa.


A essência está em fazer aos outros aquilo que gostaríamos que fizessem a nós. Esta é uma regra básica do comportamento humano e é um componente fundamental da maioria das religiões do mundo.
Conhecer esta regra básica e apregoá-la é, sobretudo, diferente de praticá-la. Não basta somente tratar bem as pessoas e, sim, colocarmo-nos na pele delas para entender seus problemas, seus traumas, suas vivências. Assim que passamos a aplicar esta forma de tratamento para com os outros, tornamo-nos mais complacentes, tolerantes e, também, a sentir compaixão pelos sofrimentos alheios.


Há fatos, na História da humanidade, que ressaltam coisas deste tipo. Durante a fim da segregação racial, na década de 1960, John F. Jennedy, então Presidente dos Estados Unidos da América, pediu aos americamos brancos que imaginassem como se sentiriam, sendo menosprezados e humilhados por causa da cor de sua pele. Com isso, ele os desafiou a tratar os outros como se fossem iguais a eles mesmos. Esse mesmo exemplo serve para o que acontece atualmente no que se refere às igualdades sociais exigidas pelos homossexuais.


A muitos de nós é ensinado cultivar o ódio, em vez do amor. Aprendemos, com isso, a sermos preconceituosos e atacar aqueles que são diferentes de nós. Essas idéias não nascem conosco e, sim, nos são inculcadas desde muito cedo. Para muitas pessoas há muita dificuldade em remover essas marcas de sua personalidade, mas não é impossível. É necessário que nos reeduquemos e que aprendamos com a própria vida, que é um professor muitas vezes, drástico e cruel. Seguindo as palavras de Jesus, que com tanto amor nos ensina a praticar o bem e a compreender nosso irmão, estaremos mostrando nosso verdadeiro lado cristão e humanitário.


Transcender é subir, é aspirar estar no alto, nos píncaros da razão e da sensibilidade, é volitar entre as nuvens como se fôssemos as próprias, é o espírito no seu infinito grau de conhecimento e intangibilidade.


A transcendência da alma, portanto, está em provarmos a nós mesmos que podemos amar incondicionalmente a todos aqueles que dividem conosco a jornada corpórea neste planeta Terra.


Que assim seja!









21 comentários:

  1. Amada irmã,

    Maravilhosamente bela essa mensagem...

    Um abraço de luz

    ResponderExcluir
  2. Que assim possa ser mesmo Maria!.. Com certeza se tivéssemos mais os olhos voltados ao próximo e às suas necessidades.. não estaríamos vivendo esse mundo de hoje.. onde nem ao menos sabemos quem são nossos próprios vizinhos. Quantas mudanças são necessárias em nossa postura para que possamos fazer deste mundo um mundo melhor. Que tenhamos sempre a sabedoria e o amor presente em nossos corações.

    Beijo grande em seu coração Maria e um lindo início de semana para você!

    Verinha

    ResponderExcluir
  3. Amém!
    Sabe, eu não consigo entender o ódio, a intolerancia com relação ao que se é diferente. Luto muito para educar o meu filho de uma maneira que ele possa enxergar o ser humano e não os seus bens, ou os seus defeitos. É uma luta árdua, pois tenho que estar sempre atento com a diversidade de ideias e de atitudes de seus amigos, seja na escola ou na vizinhança.
    Fico pouco tempo com ele, e tudo que construo, muita das vezes, é desconstruído, e aí começo tudo outra vez.
    Adorei ler este texto.
    Um beijo grande

    ResponderExcluir
  4. A transcedência da alma nos eleva sempre,nos mostrando o caminho que temos que seguir...
    Bjs para aquecer teu blog !

    ResponderExcluir
  5. Lindíssimo e sábio texto.

    Beijo meu.

    ResponderExcluir
  6. [...]Seguindo as palavras de Jesus, que com tanto amor nos ensina a praticar o bem e a compreender nosso irmão, estaremos mostrando nosso verdadeiro lado cristão e humanitário[...]
    Para mim, esse trechinho é a síntese da sua postagem, seguindo esses ensinamentos de Jesus estamos no caminho certo.
    Com carinho, meu grande abraço!
    Boa semana!!

    ResponderExcluir
  7. Paraguassu querida, eu simplesmente adoro ler seus posts, sou espírita desde que me conheço por gente. Saber fazer o bem ao próximo crescemos dentro de nós e nos sentimos muito bem. Cultivar o ódio dá tanto trabalho num é mesmo?!! Amor é mais leve, mais bonito!!!
    Que sua semana seja cheinha de luz, bjokitas com muito carinho. :)

    ResponderExcluir
  8. Eu compartilho e compreendo tudo que esta escrito em seu post.
    Depois que me tornei mais espiritualista, comecei a enxergar muito do que não via antes,
    A primeira coisa foi descobrir que sou uma alma que habita um corpo.
    E o mais importante que isso, é saber que meu irmão também é.
    Smos frutos de nossas experiencias passadas. Todos somos. Cada ser é diferente do outro.
    Sendo e entendento assim fica facil tolerar as diferenças.
    O servir,, o compartilhar, a doação.. é disso que o mundo precisa.
    Deus nos usa quando colocamo-nos a seu dispor.
    Eu me coloco a disposição dele. Todas as atitudes boas que faço, não veio de mim corpo..e sim da vontade de Deus.
    Um beijo..boa semana.
    Ma Ferreira

    ResponderExcluir
  9. A filosofia oriental a nos ensinar; que lindo o seu texto. Abraço, Yayá.

    ResponderExcluir
  10. Olá amiga Maria

    Venho antes de mais, agrader sua visita e comentário no meu blog Alvaro Oliveira-poesia,
    que muito me honrou.
    Quantoao facto de este meu comentário ser feito como anónimo, não se surpreenda, porquanto minha conta google não me deixa publicar o comentário neste modelo de comentários. Não sei dizer qual a razão, mas o certo é que esta situação surgiu na passada semana. Apenas consigo publicar comentário com minha conta no modelo igual ao do meu blog.
    Me sinto maravilhado com seu espaço, em especial, a temática de suas postagens.
    Voltarei, com toda a certeza e serei seu seguidor.
    Beijinhos
    Alvaro Oliveira

    ResponderExcluir
  11. Boa Noite

    Sou o que quero ser,
    porque possuo apenas uma vida e
    nela só tenho uma chance de fazer o que quero.
    Tenho felicidade o bastante para fazê-la doce,
    dificuldades para fazê-la forte,
    Tristeza para fazê-la humana e
    esperança suficiente para fazê-la feliz.
    As pessoas mais felizes não tem as melhores coisas,
    elas sabem fazer o melhor das oportunidades
    que aparecem em seus caminhos."

    Tenha uma linda Noite!

    ÓTIMA SEMANA!
    Brisa

    ResponderExcluir
  12. Lute diante das coisas
    mais dificeis de sua vida
    com amor e sabedoria,
    para que um dia você possa
    olhar para tras e dizer...
    "Foi dificil, mais venci!!"
    BOA SEMANA

    ResponderExcluir
  13. Amiga Paraguassu, excelente discorrer sobre as verdades que farão ocorrer as mudanças necessárias em nosso íntimo. Infelizmente, quando crianças, armazenamos valores negativos em nossa mente. São clichês, propagados como se fossem ferramentas necessárias para o homem galgar o sucesso material. Chavões tipo: "Os espertos vencem sempre", "É necessário levar vantagem", "Bobo quem pensa primeiro nos outros", "Não levar desaforo para casa".
    Mas o importante, que sempre é tempo de mudar, deixar os valores negativos para trás e começar a mudança comportamental necessário para o nossa evolução espiritual.
    Um grande abraço.

    ResponderExcluir
  14. palavras maravilhosas minha cara, principalmente no que se refere em fazer aos outros aquilo que gostaríamos que fizessem a nós.

    E não basta apenas acolhermos a teoria, necessário que pratiquemos esse ensinamento.

    Novamente retiro-me deste espaço absolutamente gratificado.

    Meu beijo querida, até outras.

    ResponderExcluir
  15. Texto muito profundo e arrebatador, pena que a matéria muitas vezes nos tolde a razão e nos faça esquecer aquilo que realmente somos e ao que viemos...

    Abraço fraterno

    Runa

    ResponderExcluir
  16. Boa noite amiga!
    Lindo texto!
    Sim, O odio não nos leve a lugar algum, melhor dizendo, leva sim, a um poço sem fundo, que, conforme vamos caindo, fica frio e escuro, com poucas cheches de voltares a ver a luz do dia.
    Já o amor, nos eleva, nos torna pessoas mais serenas e doces.
    pessoas felizes.
    Precisamos ser fortes para que nosso coração seja o nosso guia, e não o nosso corpo, porque este é apenas matéria, ao contrario de nosso coração que é a luz do nosso Criador.
    Tenha uma linda noite, coberta de muito Amor
    Abraço Amigo
    Maria Alice

    ResponderExcluir
  17. Bom dia!
    Vim aqui agradecer a sua visita.
    Como o blog tá mto temperamental...não consigo liberar o seu comentário.
    Se vc quiser participar da brincadeira,tem até o dia 20/06.
    Volta lá no dia 26/05, nas minhas postagens, foi qdo começei td.
    Adorei o seu cantinho se vc me permitir!Vou te seguir tb!
    Já vi que vou gostar.
    Fique com Deus!!

    Beijos!!

    ResponderExcluir
  18. Que assim seja, querida! Que a espiritualidade te envolva sempre num abraço de luz. Beijos.

    ResponderExcluir
  19. Amiga Mari por dificuldades de acesso ao meu painel de control, só hoje consegui registar-me como seguidor de seu blog.
    As minhas desculpas.
    Beijinhos
    Alvaro Oliveira

    ResponderExcluir
  20. Que texto lindo!
    Estes são valores que deveriam ser válidos para todos. E o exercício de nos colocarmos na pele daqueles que nos rodeiam antes de criticarmos é, sem dúvida, importantísssimo!
    Bjinhos!

    ResponderExcluir