quarta-feira, 8 de junho de 2011

NOSSAS DEFICIÊNCIAS




"Já andei por tantos caminhos e já vivi tantas coisas, que hoje vejo que o preconceito e a discriminação estão em cada um de nós, e cabe-nos quebrá-los para que possamos viver numa sociedade mais justa e humana.
Hoje posso afirmar que:
Deficiente é aquele que não consegue modificar sua vida, aceitando as imposições de outras pessoas ou da sociedade em que vive, sem ter consciência de que é dono do seu destino.
Louco é quem não procura ser feliz.
Cego é aquele que não vê seu próximo morrer de frio, de fome, de miséria.
Surdo é aquele que não tem tempo de ouvir um desabafo de um amigo, ou o apelo de um irmão.
Mudo é aquele que não consegue falar o que sente e se esconde por trás da máscara da hipocrisia.
Paralítico é quem não consegue andar na direção daqueles que precisam de sua ajuda.
Diabético é quem não consegue ser doce.
Anão é quem não sabe deixar o amor crescer.
E miserável somos todos que não conseguimos falar com Deus."

Renata Vilela


Lendo este texto chegamos à triste conclusão de quão grandes são nossas deficiências. Quando se fala em deficiente, vêm-nos na mente aquelas pessoas portadoras de diversos problemas físicos e/ou mentais. Digo-lhes de coração, que quem dera que assim fosse. Estaríamos, nesse caso, resgatando nossas dívidas passadas e, com isso, colaborando para a evolução de nosso espírito.

Pior que isso, é o que lemos acima. É aquele ser que, não obstante estar ao lado de algum irmão com reais necessidades, ignora seu companheiro de jornada terrena, esquecendo-se de que o que fizermos aos outros, estaremos fazendo a nós mesmos. A caridade não se compra. Não existe, no mundo inteiro, um lugar que venda a caridade. Esta, é parte integrante de cada um de nós. Ou temos ou não temos.

E a maior de todas, a meu ver, é a caridade do amor. Através dela, solucionamos todos os problemas do orbe. Jesus, para mostrar o poder de seu amor incondicional, multiplicou os pães, curou leprosos, fez voltar à vida quem havia morrido, perdoou àqueles que pecaram, preferiu morrer cruxificado por nós, enfim, demonstrou que o amor tudo pode quando quer.

Sabedores que somos de que o empreendimento da vida é a base para solidificar o crescimento, o progresso e a evolução espiritual, resta-nos colaborar para que isto se efetive. De que forma? Mudando nossos pensamentos e concluindo que o preconceito e a discriminação são mazelas que guardamos por muito tempo ou para sempre em nossa vida e que só servem para desestruturar nosso caminho em direção ao bem. Através de um preconceito, podemos destruir a vida de uma pessoa, apenas fazendo-a sentir-se rejeitada por viver dessa ou daquela maneira ou ter este ou aquele comportamento.


Livrando-nos desses males da alma, poderemos efetivamente humanizar-nos e criar uma espécie de nova compreensão dos problemas que afetam a grande maioria das pessoas ao nosso redor. Quando falamos destes tipos de deficiencias, devemos lembrar-nos que, via de regra, o doente e deficiente somos nós, que entranhamos em nossa consciência este tipo de comportamento e passamos grande parte de nosso tempo, nos deliciando em nomear as pessoas não pelo que elas são e pelo seu valor como ser humano, mas sim, pela forma como vive ou como se expressa, apenas para dar um exemplo. Uma forma muito típica e comum de discriminação é o apelido, que serve geralmente para definir a pessoa pelo seu ponto mais fraco, fazendo com que a mesma se sinta constrangida em frente aos demais.


Que sejamos nós, espíritas, convictos de que a verdadeira felicidade consiste em fazer os outros felizes e que o amor ao próximo deve ser o fruto de uma especial atenção às dores de um irmão que a vida nos coloca em nossa trajetória, não por acaso, mas para despertar-nos um sentimento de profundo respeito e caridade.


Que assim seja!




23 comentários:

  1. SER HUMANO. O que somos? seremos humanos.
    E como seres humanos, o que estamos fazendo, estamos realmente sendo humanos?
    Nos lembramos o que é ser humano?
    Sr humano é compartilhar,
    é dar um abraço amigo,
    é dar uma palavra de conforto,
    ou simplesmente ouvir..em silencio..
    servir..estamos servindo?
    Servindo de exemplo?
    Acho que nunca é tarde de resgartarmos o ser humano que existe em cada um de nós.
    Não é dificil.
    Só seremos realmente felizes se formos capazes de espalhar felicidade.

    Um beijo querida..adoro vir te visitar e ler estas lindas mensagens.Parab´´ens por espalhar estes lindos ensinamentos.
    Um Beijo,
    Ma Ferreira

    ResponderExcluir
  2. Texto perfeito para ser lido e aplaudido.
    Um beijo grande

    ResponderExcluir
  3. Querida Paraguassu!
    Texto belíssimo e digno de aplausos. Só faço uma ressalva ao parágrafo "Que sejamos nós, espíritas, convictos de que a verdadeira felicidade consiste em fazer os outros felizes...", pois acho que essa deve ser uma convocação geral, independente da fé que se professe. Todo ser humano deveria se preocupar com o outro, a maior mazela humana é o egoismo. Que floresça o jardim do meu irmão, pois sua beleza há de me encantar os olhos e a alma, além do perfume das flores que se espalhará no ar, chegando além muros...
    Paz e bem!
    Bjks mil
    Renata http://cercaviva.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  4. Oi querida desculpe a indelicadeza, é que tempo, vc sabe nem sempre é suficiente, dai tenho que ir por etapas... rsrsrs
    Belo texto, acredito que o ser humano tenha que ao menos tentar ser melhor a cada dia, independente da religiao.
    Bjs e otima noite.
    Alice

    ResponderExcluir
  5. Perfeito esse texto de Renata Vilela como também a sua colocação Maria! A base para tudo na vida sem dúvida é esse sentimento tão importante.. o amor.. com ele presente todo o resto vem como consequência. Que possamos nutrir sempre mais sentimentos para com nosso próximo.

    Um beijo imenso em seu coração..
    Verinha

    ResponderExcluir
  6. Oi Maria!!! Lindo texto!!! Quanta sabedoria!!!Fraternidade: passe adiante!!!
    Um grande beijos em seu coração!!!!

    ResponderExcluir
  7. Amo muito tudo que leio aqui...grandes ensinamentos...Deus te abençõe grandemente...

    ResponderExcluir
  8. Paraguassú, eu não sou espírita. Assisti a um culto festivo no natal do ano passado onde alguns alunos da escola para cegos estavam presentes. Eles são cegos e brincavam de piscar para as garotas, também cegas, que riam com a paquera. Eles contagiaram quem estava por perto e no fim, todos rimos das paqueras faladas e piscadas. Foi muito bonito e, por que não? Divertido. Percebi que eles precisam que esqueçamos que eles não veem por alguns momentos. Somos todos irmãos, gostei do seu texto. Saudações amigas, Yayá.

    ResponderExcluir
  9. Pois é, amiga Paraguassu. Fora da doutrina do amor não há salvação. Mesmo nós, os espíritas, sabedores de que devemos corrigir uma série de atitudes incorretas,temos dificuldades de sempre de fazer a coisa certa; e, isto acontece porque encarnamos na terra, um planeta de provas e expiação. Se fossémos perfeitos, estaríamos em algum planeta mais evoluído que o nosso. Mas estamos melhorando. O caminho é longo.
    Um abraço fraterno. Tenha um bom dia.

    ResponderExcluir
  10. Depois desta longa ausência por problemas no pc
    (grandes) e depois me ausentei, venho hoje e se me depara este belo texto, num convite a uma vida melhor e mais pura.

    Um abraço,

    Maria luísa

    ResponderExcluir
  11. O bom é saber que sempre podemos ser diferentes!
    Bjs e seja muito bem vinda!

    ResponderExcluir
  12. Quando não olharmos para o outro com o olhar de oferta, com o olhar do amor, será o nosso espírito carregado de deficiência. Bjos.

    ResponderExcluir
  13. Bom eu como espírita, meio que praticante, sim tenho que tomar vergonha na cara e voltar ao centro que freqüentava, concordo com o texto e com você em gênero número e grau, e quem não é tem que concordar também com certeza, e já está sendo devidamente seguida Maria, um beijão :-)

    ResponderExcluir
  14. Querida, adoro suas reflexões! Se eu já disse isso, vale a pena repetir! Temos sempre que olhar o próximo com os olhos do amor, pois todos nós temos nossas deficiências e estamos aqui para aprender mais e mais a cada dia!
    Vê-se pelo que escreve que és uma pessoa especial ;)
    bjoquitas com carinho e um ótimo final de semana!!!

    ResponderExcluir
  15. Querida ,amiga seu texto esta lindissimo concordo com a Meire..
    Um feliz final de semana beijos meus ,Evanir

    ResponderExcluir
  16. Olá, amei sua visita querida, já to te seguindo e tb já me cadastrei no site rede espírita, gosto muito desta doutrina, apesar de ser católica praticante! Bjs!

    ResponderExcluir
  17. Maria,

    que saudade minha amiga!
    É uma verdade, nossas deficiências são muitas, mas devemos aceitá-las, e procurarmo mudar caos poucos e tendo sempre em mente ter muito carinho com a gente...
    Minha amiga estive sem internet, por isto estava sumida.
    Beijos,
    Suzana Drummond

    ResponderExcluir
  18. Deficiente é quem não tem sensibilidade para ver no semelhante o que ele realmente é: um SEMELHANTE.

    Bjs.

    ResponderExcluir
  19. Oi amiga!
    Vi o seu blog lá no blog da Jacque! Passei para conhecer e adorei,temos no minimo duas coisas em comum, o amor por gatos e a doutrina espirita!!!Vou te seguir pois pretendo vir sempre aqui.
    Bom fim de semana,
    bjossss

    ResponderExcluir
  20. Olá querida.
    Amiga, desculpa a demora de vim te visitar e pela minha ausência no meu blog, tive um probleminha, mas agora estou de volta com força total.
    Gostaria de te convidar para vê o vídeo novo da minha personagem cômica menina limão,
    ela tem vários vídeos, esse é um o mais recente.
    Fica com Deus e bom final de semana. Divirta-se!!! bjs
    www.meninalimaoem.blogspot.com

    ResponderExcluir
  21. Lindo texto, bela reflexão minha querida.A solidariedade e o amor ao próximo é a doutrina de todos os que enxegam o seu semelhante como iguais.Um forte abraço

    ResponderExcluir
  22. AMIGA
    BELO TEXTO
    Gostei de ler.. vou voltar
    deixo um beijo e poesia

    ESPERANÇA

    Sempre com Esperança
    Sempre a pensar...
    Que o amanhã é outro dia...

    Pois sem Esperança...
    É difícil viver...
    É difícil amar...

    E eu como sonho...
    Tenho sempre Esperança...
    Mas por vezes...

    Não passa apenas disso...
    Só mesmo Esperança...
    Mas vou continuar a sonhar...

    Pois tenho a certeza...
    Quando a Esperança acabar...
    Já não valerá a pena cá estar!...

    LILI LARANJO

    ResponderExcluir
  23. ë realmente somos os verdadeiros deficientes, e digo mais, em minh'alma onde habita um palhaço que procura a todos os dias ser alegre mesmo que triste, Condescendente com quem precisa, mesmo quando sou ridicularizado. Mas que é o palhaço que não o ser mais humilde que se deixa ser ridicularizado. Mas cuidado pois ele é criança e criança adora pregar peças. Fiquem com Deus e com MUITA Alegria em vossos corações. Cultivem o palhaço que tem dentro de cada um. Patch Adams disse : "Se optarmos por ser palhaços temos que ser 24h por dia".

    ResponderExcluir