terça-feira, 14 de junho de 2011

CAÇADORES DA FELICIDADE

   
"Em cada ponto da Terra, todo dia o homem se levanta com um desejo comum à toda humanidade: ser feliz. E nesta busca, tantas vezes desenfreada, louca, passional ou silenciosa, passa pelos dias. Talvez porque nunca tenha conseguido definir dentro de si mesmo o significado do que é ser feliz. Como caçadores inábeis saem em busca deste misterioso tesouro, sem nenhuma pista. E, nessa fantasia, consciente ou não, de ser feliz, poucos se tornam livres para mergulhar dentro de si mesmo e descobrir o verdadeiro sentido da vida. 
Desconhecendo a função da alma, vivem à procura de fórmulas mágicas para tornar eterna a matéria, açoitados que são, diariamente, pelo temor de morrer. Ao homem só é ensinado que deve ser um vencedor, nunca que as perdas muitas vezes são responsáveis pela mutação que faz o crescimento. Constantemente o ouvimos murmurar: quando eu tiver uma casa, um carro, dinheiro, jóias, eu serei feliz. E quase sempre o surpreendemos infeliz e vazio quando de posse destas “felicidades”.
O autoconhecimento é um caminho árduo que traz à tona todas as fraquezas, medos, egoísmos e outros dragões de que queremos fugir e não enfrentar.
Mas se utilizarmos a nossa coragem para descobrir quem verdadeiramente somos nós, nossos medos não mais nos assustarão, nossos limites não serão mais obstáculos porque, conhecidos, nos permitirão aproveitar da vida a cada instante, sem aflições, realizar sonhos sem pesadelos, em comunhão com nossa paz interior e passá-la aos outros sem usura. Mas quem insistir na crença de que orientar sua vida com sabedoria não é fácil, será um eterno caçador da felicidade e não a própria felicidade que alimenta a realização de cada destino."

                                        Autor desconhecido




Embora o texto acima nos diga muito, ainda podemos acrescentar algumas palavras que definem nossa busca pela felicidade. Como somos seres imperfeitos, o questionamento acerca da felicidade é um ponto crucial em nossas vidas. O homem parece não entender ou não querer entender que ser feliz é algo efêmero e depende, muito mais de nós mesmos, daquilo que colocamos como objetivo a ser atingido em nossa jornada aqui neste mundo.


Ser feliz é estar feliz. E estar feliz é, também, fazer com que todos os demais que nos rodeiam assim se sintam. Daí a efemeridade do termo felicidade. Não podemos ser felizes o tempo todo, pois este estado de alma significa muito mais do que possamos imaginar. Porém, podemos agir para que ocorra este estado de espírito com muito mais frequência e regularidade.


Em nosso caminho na Terra, estamos sujeitos à lei do livre-arbítrio e à lei da ação e reação, dentre outras. Deus dá-nos tudo o que precisamos para percorrer nossa jornada terrena, porém depende de nós o sucesso ou não desse empreendimento. O ser humano, levado por sua ambição e orgulho pode, na maioria das vezes, percorrer um caminho onde se veja como o dono das coisas e das pessoas e, assim, carrear para si a infelicidade. Ao desencarnar, terá que prestar contas do que aqui fez. Quando retornar à vida terrena, trará uma bagagem pesada para corrigir-se do pretérito.


É necessária a conscientização da importância na mudança de hábitos e valores. Fomos criados, via de regra, a não olhar para o lado ruim da vida. Pensamos sempre que o que acontece com nossos irmãos jamais acontecerá conosco. A dor que vemos nos olhos de alguém doente ou com fome e frio, ainda não chega à nossa alma, via coração. O cérebro registra, porém o coração não sente. Esquecemo-nos do quanto é bom e como traz felicidade, ajudar alguém. Isso se chama caridade.


Cristo não veio ao mundo para passear. Ensinou-nos muito, com seus atos de extrema bondade e carinho. Desprovido de todo e qualquer preconceito, esteve entre os famintos, os doentes, os loucos, bem como esteve entre os doutores da lei e os letrados da época. Deixou-nos grandes ensinamentos. Mostrou-nos o que seu Pai gostaria que fizéssemos para sermos felizes. 


Desde então, os homens não conseguem segui-lo. Por que? Vemos tantas e tantas criaturas que simplesmente desconhecem que, um dia, fomos criados por um Ser Superior e a Êle devemos respeito, amor e obediência. Hoje, contabilizando tantas tragédias que ocorrem na Terra, ainda há quem não se dê conta que estamos num período de transição deste mundo de provas e expiações, para um belo mundo de regeneração, onde só estarão aqueles que realmente cumprem sua tarefa aqui, com desvelo e amor, principalmente amor ao próximo, uma vez que Jesus não fez distinção entre os homens em sua estada entre nós.


Que tenhamos consciência da grande verdade da vida e que saibamos viver com amor ao próximo, colocando em nosso pensamento que todos somos iguais perante Deus.


Que assim seja!







32 comentários:

  1. Quando fui me casar o padre me perguntou: pra que vc ta se casando? eu disse: pra ser feliz, então ele me disse: então vc está errada, vc precisa se casar pra fazer seu esposo feliz, só assim vc será feliz, e depois de se casar eu entendo perfeitamente o que ele disse!
    Tava super certo!
    bjos
    otimo texto

    ResponderExcluir
  2. A felicidade é encontrada nas coisas simples, lembro de uma vez ter lido essa frase, ou sonhei com isso vai saber, beijão Maria :-)

    ResponderExcluir
  3. Outro dia postei sobre isso, medo e felicidade. É preciso "enxergar" a felicidade nas menores coisas. Bjo!

    ResponderExcluir
  4. Oi Maria,pode conferir lá no meu blog:acordei feliz...e acho que o ser humano nasceu para isto,prá ser feliz e espalhar felicidade ao seu redor.
    Bjssssss,Leninha

    ResponderExcluir
  5. _________________________________________


    ...sim! Ser feliz sempre? Acho difícil... Estar feliz muitas vezes, penso que é mais fácil... Encontrar a felicidade que mora dentro das coisas simples da vida, como um por do sol, um banho bem quentinho no inverno e uma xícara de chá depois, o sorriso dos filhos, das mães, dos pais...

    Gostei demais!


    Beijos de luz e o meu carinho...

    __________________________________

    ResponderExcluir
  6. Eu era assim, achava que a felicidade estava nas coisas, mas ainda bem que me encontrei, cresci, evolui...hoje eu posso dizer que sou feliz, pois posso fazer meus entes queridos felizes e estar ao lado deles, hoje eu cheguei a conclusão que ser feliz é estar com minha família...muita luz pra vc! Bjs!

    ResponderExcluir
  7. A amizade, nasce e cresce como flor,
    mas para ela viver,devemos cultivar com amor.
    Rega-la a cada amanhecer.
    Manter a sinceridade sempre
    Não quero sua amizade por um
    unico Dia.
    E sim para toda vida.
    Depois da flor vem a semente.
    Vamos planta-la.
    Nossa amizade enraizada.
    Até o fim da nossa jornada.
    beijos meus,Evanir.

    ResponderExcluir
  8. Boa tarde Paraguassu
    Eu indiquei seu blog para receber o selo "Sunshine Award", que recebi do blog da Marly "Palavras ao Vento" Gostaria que aceite com carinho, é só colar o selinho do meu blog http://selinhosemimosqueganheideblogsamigos.blogspot.com/
    no seu, e escolher mais 12 pessoas pra receber o selinho, e as convidar.
    Tenha um alinda tarde, coberta de muito amor
    Maria Alice

    ResponderExcluir
  9. Olá, Paraguassú; a felicidade é feita de coisas muito simples e de sentimentos cultivados ao longo da vida. Creio que a bondade, generosidade são carros chefes para pensarmos em alcançar alguma felicidade, não permanente, pois ninguém pode ser feliz sempre, por melhor que sejamos, pois vivemos numa sociedade em que uns dependem dos outros. Mas pensar que podemos melhorar bastante, já é um consolo. Lindo este texto, mostra o que há de bom no ser humano. Mostra que ainda se pode acreditar.

    Meu carinho
    Tais Luso

    ResponderExcluir
  10. Oi Maria!!!!Me lembrei agora de uma música da Mocidade Espírita do Grupo de Fraternidade Irmã Ló aqui de BH, que diz assim:
    " A felicidade não é algo tão difícil d ese encontrar...
    Trilhe o caminho do Bem e da Fraternidade e feliz será!!!
    Um dia um Homem disse : "ame seus irmãos para prosperar!!"
    Existe uma casinha linda só te esperando lá em Nosso Lar!
    Hoje trago meu recado de agradecimento: obrigado Pai!!
    Pelos meus olhinhos de ver, os meus ouvidos de ouvir e e aboca de falar!
    O mundo bem melhor seria se todos pudessem se comunicar...
    A vida sem amor e sem diálogo seria
    triste e vulgar..."
    É isso aí!!! Beijos minha amiga e obrigada pelas lindas mensagens de sempre!!!

    ResponderExcluir
  11. Olá Maria!! Tudo bem???! Fiquei feliz com sua visita no meu blog e por fazer parte desse cantinho. Voltarei mais vezes no seu, e certamente já sou sua mais nova seguidora!!
    Voltarei mais vezes com calma para ler tudo por aqui!!
    Ah.. sobre o blog do Palhaço Trupico, encontrei uma poesia dele na internet quando procurava algo sobre palhaços! :-) Então acabei ficando por lá! E pelo que ele me disse, voltou a escrever!! Bom não é?
    Maria, abraços e até as novas postagens!!!! :-)

    ResponderExcluir
  12. É exatamente isso minha querida. Não vivemos constantemente em plena felicidades, mas nos momentos que vivemos são marcantes. Temos que aproveitar cada pontinho de alegria que sentimos, porque a vida voa!
    bjokitas com imenso carinho pra ti ;)

    ResponderExcluir
  13. Olá Maria, em primeiro lugar quero agradecer sua presença no meu Blog, vim aqui e adorei, tenho tido muitas alegrias e acredito ser um pouco mais feliz por encontrar nesse mundo da Net pessoas como vc que se preocupam em distribuir ensinamentos e textos de apoio. Toda pessoa Feliz, consciente da impossibilidade de ser feliz todo o tempo, pode se considerar feliz plenamente. Ser feliz é estar vivo e estar vivo é a oportunidade de ser Feliz. Quando encontro pessoas assim, como vc, me sinto feliz e acrescento no meu "bloquinho" de contabilidade mais momentos felizes na minha vida. Beijos

    ResponderExcluir
  14. Vc é feliz por usar textos que nos engrandesse ao lermos...amo demais passar por aqui...só aprendo e muito...passa lá no meu cantinho para brindarmos juntas...
    bjsssssssss

    ResponderExcluir
  15. Maria...por isso gosto tanto de vir aqui..sempre mensagens de amor..que acrescentam, que nos fazem refletir.
    As vezzes procuramos a felicidade no macro, quando ela esta no micro, no pequeno.
    Deixamos de dar valor as pequenas coisas.. e nem precebemos o que é felicidade.
    Seremos felizes a medida que proporcionamos feliciadde a alguém.
    Estamos todos interligados pela força maior: DEUS!
    Bj no seu coração!

    MA Ferreira

    ResponderExcluir
  16. Olá! Tem um selo pra vc no meu blog. Uma ótima quarta! Bjs

    ResponderExcluir
  17. Esse texto é maravilhoso! Um abraço, Yayá.

    ResponderExcluir
  18. Oi minha amiga!

    Este é um texto escolhido a dedo. Maravilhoso o conteúdo e com uma mensagem emocionante e atual. Parabéns!!!


    Olha amiga,passando rapidinho pra dizer que tem um selo pra você lá na pagina SELO/PRÊMIO no BSW( Blog do Super Will). O selo se chama Prêmio Sunshine Award e espero que goste. Se quiser pode repassá-lo para quem desejar.

    Super Beijo!

    ResponderExcluir
  19. A felicidade não está em um lugar, em bens materiais adquiridos, a felicidade é um estado de espírito, a melhor maneira de tê-la dentro de nós é pondo para fora, ou seja, fazendo o outro feliz, amando-o. Bjos.

    ResponderExcluir
  20. Concordo com o que Eder comentou. Infelizmente vemos as crianças hoje doutrinas a busca de uma felicidade no egocentrismo e materialismo. Abraço Cynthia

    ResponderExcluir
  21. Amiga Paraguassu, excelente dissertação. O me chama bastante a atenção - hoje - porque no passado também agia assim, é que muita gente procura a felicidade no exterior, quando na verdade ela parte do nosso interior.
    Um grande abraço. Tenha um bom dia.

    ResponderExcluir
  22. Oi Paraguassu
    A felicidde consiste em amar coisas simples, viver momentos gostosos, proporcionar alegria e dar amor a quem está próximo de você.Gostei muito do texto compartilhado pois sua abrangência é grande, aborda o tema sob vários ãngulos! Bjkas com muito carinho!

    ResponderExcluir
  23. Oi Ma... Sempre associamos a felicidade a individualidade. Eu sou feliz enquanto EU estiver feliz, por mim, por minhas conquistas, porque se a felicidade é minha, independe do outro. Não percebem que a felicidade é um bem mútuo, que para existir precisa que haja alegria, bem-estar para todos. Apenas os egoístas, os individualistas, podem ser plenamente felizes sem importar-se com o outro.

    Beijos, moça bonita!
    Débora.

    ResponderExcluir
  24. Sempre ser feliz amém muitos amém!!

    ResponderExcluir
  25. O ser humano busca a felicidade é a lei, existem pessoas tristes por não souberem o que seja a felicidade, uma busca que não finda e assim é o buscar do tal ser humano!
    E a liberdade de escolha vem como consequência, é escolher em qual lado dar o primeiro passo...
    Um abraço e uma boa quinta feira...

    ResponderExcluir
  26. É querida... as pessoas perdem um tempo enorme na busca da tal felicidade. Procuram, procuram e não percebem que está dentro deles mesmos. É impossível buscar fora , algo que está dentro.
    Tem uma turma que se sente feliz em reclamar da vida... Vai entender...
    Felicidade acompanha aquele que tem a capacidade de se encantar com a vida.
    Bjks no coração
    Renata http://cercaviva.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  27. Olá querida!!!
    Que alegria receber a sua visita, e vir aqui, ler uma mensagem cheia de luz, tão cedo, já me sinto em paz, graças as suas palavras.
    Estou seguindo-a, e deixo um beijo grande.
    Adriana

    ResponderExcluir
  28. Sabes que acho que o primeiro texto até diz bastante, mas ficamos mais elucidados com as tuas palavras, é que o ser humano põe as fasquias muito altas não se contenta com o que pode alcançar e não dá valor ás pequenas coisas aos pequenos instantes e é aí que reside a felicidade, mas não, temos de querer uma casa que seja um palacio um carro topo de gama e por aí fora como não conseguimos realizar acabamos tristes, frustrados e deixamos passar a verdadeira felicidade
    bjs

    ResponderExcluir
  29. Nossa Maria como todo o texto cala fundo.
    Agora mesmo estava conversando com uma amiga, agradecendo a Deus o meu estado de espírito.
    Feliz.
    Porque estar feliz é algo, aqui dentro, que vai muito além das supostas aquisições materiais, transita pela saúde também.
    Saúde da alma, mais importante até que a do corpo.
    Estar feliz é caminho da cura.
    Bjs.
    Wilma
    www.cancerdemamamulherdepeito@blogspot.com

    ResponderExcluir
  30. Oi Maria..que mensagem de amor..fantástico;)
    Bjos e boa noite!
    Roberta

    ResponderExcluir
  31. Este comentário foi removido por um administrador do blog.

    ResponderExcluir
  32. Olá,
    Não precisa ir muito longe para se encontrar a felicidade.
    Acordar diariamente já é uma bênção. Poder ver o sol, nossos filhos, trabalhar, voltar para casa, são pequenas coisas que muitos não percebem, mas que nos traz felicidade.
    Sou feliz!
    Meu abraço.

    ResponderExcluir