sexta-feira, 24 de junho de 2011

BENDITAS MÃOS



"Benditas sejam essas outras mãos!...
Dos que, não as possuindo, prendem o pincel nos lábios
 e são exímios artistas...
Dos que, delas sendo desprovidos, valem-se dos pés, 
qual se delas mesmas se valessem...
Dos que, embora não possamos vê-las, tem-nas em constante atividade 
nos cotos de seus braços...
Dos que que reaprendem a utilizá-las nos limites da paralisia...
Mãos mais sadias que as sadias mãos dos ociosos...
Mãos mais belas que as belas mãos que nunca se calejaram...
Mãos mais ágeis que as mãos que jamais agiram em socorro de alguém...
Benditas sejam essas outras mãos!...
Mãos mais vivas que as mãos voluntariamente mortas 
nos braços inúteis de 
quem não serve! "

Irmão José, pela psicografia de Carlos A. Baccelli



Um dia, eu as vi. Mãos de uma mulher rogando a Deus para que lhe mandasse um anjo de presente. Era um coração materno batendo com a sofreguidão e o anseio de receber o primeiro rebento. E, lá do alto, quando eu ainda estava no mundo espiritual, marcamos um encontro. E esse enlevo maravilhoso entre nós durou nove meses, ao final dos quais eu vim ao mundo da carne. E senti, pela primeira vez nesta reencarnação, as benditas mãos de minha mãe me acariciarem. Foram elas, as primeiras mãos que eu conheci nesta vida. Mãos de amor, de um calor humano e de ternura inconfundíveis. Eram as mãos dela, de minha mãe. Tocavam-me devagarinho e com tanta delicadeza que senti no profundo de meu ser o quanto era esperada e amada.

As mãos de uma verdadeira mãe são incansáveis e plenas de doação. São elas que nos ensinam os primeiros passos, nos levam à escola pela primeira vez, nos ensinam a orar a Deus, nos mostram os caminhos do bem e nos entregam à vida, para que possamos ser nós mesmos, escolhendo nosso rumo na trajetória que devemos realizar.


Benditas mãos! 


Mãos ... de um pintor que usa  infinitas cores que nos sensibilizam com as nuances que apresentam, nos encantado em quadros maravilhosos;
Mãos ... de um cirurgião, que opera milagres em nossos corpos, retirando órgãos doentes e,  transplantando de um ser para outro, órgãos vitais para que a saúde se restabeleça;
Mãos ... amigas e carinhosas que ensinam nossas crianças a ler e a escrever, preparando um futuro que lhes cabe, como personagens do amanhã;
Mãos ... que socorrem, que ajudam, que ampliam horizontes, que mostram o bem e condenam o mal;
Mãos ... que lutam nas guerras, que empunham armas, que enxugam lágrimas, que procuram no lixo o seu alimento, que sentem medo, fome e frio;
Mãos ... que afagam, que protegem, que plantam, que colhem, que preparam o alimento, que constroem abrigos, que dirigem uma nação;


Benditas mãos!


De amor, de caridade, de justiça, de benevolência, que promovem a paz e a harmonia entre os povos.


Benditas mãos! 
De nosso Pai Maior que as usou para criar todas as coisas que existem no mundo.


Benditas Mãos! 
De Deus nos abençoando e nos indicando o melhor caminho a seguir.


Que essas benditas mãos continuem a afagar nossos sonhos e a abençoar nosso futuro; a nos mostrar a importância de dar sem olhar a quem; de oferecer o ombro amigo aos que choram; de enxugar o pranto aos que sofrem; de usar de carinho e respeito para amenizar as dores do irmão que padece com os desvarios de sua desdita.


Pai, dá-nos o entendimento necessário a fim de que possamos usar nossas mãos da melhor maneira possível para com nossos afetos e desafetos utilizando-as, inclusive, para perdoar sempre, exercitando o amor em sua plenitude.


Que assim seja! 


















22 comentários:

  1. Que lindo!Bendita as mãos que fez este post. Boa noite. Edna.

    ResponderExcluir
  2. Que lindo, Maria!!!Que Deus abençoe suas mãos, que nos trazem presentes encantadores como as mensagens que vc posta aqui para nós!!! Beijos e um Feliz São João pra vc e sua família!!!!!

    ResponderExcluir
  3. Amiga Paraguassu, benditas são as tuas mãos que postaram esse lindo post.
    Um grande abraço. Tenha um lindo fim de semana.

    ResponderExcluir
  4. Eu já te falei que você é uma benção nas nossas vidas? Que Deus abençooe as tuas mãos, os teus olhos, os teus ouvidos, a tua boca, os braços, as pernas, o coração, a alma, tudo. Você é uma criatura iluminada, que veio ao mundo para plantar boas sementes, de alegria e amor.

    Beijos, Maria!
    Débora.

    ResponderExcluir
  5. E benditas as mãos que fazem o bem com certeza, beijão Maria :-)

    ResponderExcluir
  6. Maria querida, benditas mãos que Deus manda para cuidar de nós como tantas pessoas que passam pela nossa vida. Esse post me emocionou, pois Deus é de uma delicadeza ímpar nos enviando mãos cheias de amor e carinho que seguram a nossa nos momentos em que mais precisamos e assim como vc nos fazem sentir que Ele nos ama!!!!

    Adoro vc, viu?!!!! bjokitas com um master carinho! ;)

    ResponderExcluir
  7. Que Deus unja nossas mãos para que nessa arte da vida possamos fazer o melhor da nossa capacidade de criar, seja amor, paz, carinho, confeccão, labor... Que nossas mãos sejam honradas em tudo que fizer e abençoadas em tudo que tocar.
    Um abraço fraterno querida Maria.
    Beijokas

    ResponderExcluir
  8. Paraguassu, lindo este post. Aqui tem mãos abençoadas!
    Um beijo grande

    ResponderExcluir
  9. Quue deus nos dê sabedoria para usar nossas mãos sempre em proveito de outros, dividindo, compartilhando, seja em afeto seja em coragem, seja materialmente.

    Bjs.

    ResponderExcluir
  10. Esse seu texto me fez lembrar os maravilhosos pintores com a boca e os pés. Um abraço, Yayá.

    ResponderExcluir
  11. Que assim seja mesmo Maria.. e que muitas ainda possam vir para que possamos fazer deste mundo, um mundo mais harmonioso, humano e solidário.

    Beijo grande em seu coração..
    Verinha

    ResponderExcluir
  12. Olá! Sou sua mais nova seguidora.

    Au revoir.

    ResponderExcluir
  13. Seu texto me remeteu a uma passagem de um dos livro da Elisa Masselli. Diz um dos personagens sobre outro personagem deficiente, sem uma das pernas: "Como ele pode ser feliz sem uma perna, como ele vive sem reclamar?" Então fez essa pergunta para ele e ele respondeu assim: "Imagina quando chegar a minha hora de encontrar com Deus e lhe reclamar por não me ter dado duas pernas. Deus me responderá: O que fizeste com o restante do corpo. Por isso amigo, eu em eterno agradecimento usando aquilo que Deus me deu". Benditos são aqueles que sabem usar o que Deus lhe deu. Bjos.

    ResponderExcluir
  14. Lindo texto, É DE EMOCIONAR!!!
    Que Assim Seja!!!

    Beijinhos Iluminados!!!
    Paz e Luz!!

    ResponderExcluir
  15. Maria querida, depois quando vc puder e for ler meu post "Relicário de gente", onde descrevo alguns tipos de pessoas que encontrei pela blogosfera quero que quando vc chegar na palavra "pessoa livro", clique na palavra "livro". ;) Mensagem de carinho subliminar rsrs
    espero que goste, te amo, bjokitas mil

    ResponderExcluir
  16. Oi Maria
    vim dar uma espiada e me encantei com esse belo texto vou ficar por aqui para não perder nada pois sei que aqui vou encontrar boa leitura!
    um abraço e volte mais vezes apesar que já sei não gosta muito de cozinha,mas anote e leve para o maridão fazer!
    beijo

    ResponderExcluir
  17. Oi, Maria
    Que lindo esse post e obrigada a você que com suas maõs maravilhosas que partilhou algo tão sublime como esse texto. Estou adorando ver você lá pelas bandas do Amadeirado, pois adoro seus comentários, sempre carregados de muito carinho.
    Minha linda amiga, uma excelente semana pra você. Bjkas com muito amor!

    ResponderExcluir
  18. A serenidade desceu,Tudo é tranquilidade.
    Adormeço, embora a janela do oriente Se inflame com a alvorada.
    Em silêncio contemplo as formas inumeráveis espontaneamente produzidas pela mão da natureza. Docemente, as estações alcançam sua plenitude... E os homens também.
    bj e ótimo dia todos os dias pra ti!

    ResponderExcluir
  19. Oi amiga tão poético, tão verdadeiro, eu gostei tanto do teu post, Paraguassu, vou colocar seu blog na lateral do meu, para acompanhar o seu mais frequentemente, muitos parabéns pela postagem edificante e abençoada, parabéns pelo teu coração tão limpo que valoriza essas mensagens e nos faz encxergar o quanto abençoados somos e o quanto temos para aproveitar dessa dádiva que é a vida, com carinho da Eva

    ResponderExcluir
  20. Amei! Benditas mãos que conseguem traduzir em palavras a beleza dos sentimentos que conduzem o ser humano a criar, a afagar, a consolar, a
    abençoar e a trabalhar.Parabéns pelo Post e pela sensibilidade da reflexão.Bjs Eloah

    ResponderExcluir
  21. Texto encantador que nos dá uma lição de vida...e vc sabe que adoro ler as coisas que postas...bj grande prá ti querida!

    ResponderExcluir