terça-feira, 30 de agosto de 2011

ESPÍRITO E MATÉRIA


                        
         "Nós, como espíritos encarnados, vivemos duas naturezas: 
                                uma física e uma espiritual."

                                              Allan Kardec


Estamos sendo constantemente submetidos aos apelos próprios destas duas naturezas. A nossa natureza física impõe ao espírito a obrigatoriedade de conceder à carne, o saciamento de suas necessidades, colocando-a à beira do abismo espiritual (cuidados com o corpo, sexualidade, necessidades materiais, obrigações sócio-econômicas, etc). Isso ocorre porque o atendimento dessas necessidades ordinárias da matéria expõe o  espírito ao risco do despertamento de sentimentos vis, que abrem grandes chagas na alma.

Já, a nossa natureza espiritual nos conduz a uma preocupação com o “eu” interior, que nos faz ver, nas exigências próprias da  matéria, o iminente risco de contaminação com o fermento da putrefação do corpo. A vaidade e o egoísmo, que vicejam no canteiro das paixões humanas, muitas vezes desencorajando-nos do uso de  nossas forças criadoras, nos afasta da oportunidade de contribuirmos para a elevação da alma no Planeta, através da intelectualização, socialização e consequente avanço moral de seus habitantes. 
Somos as alavancas edificadoras de elevação dos mundos.

A origem do homem deve-se a um Poder ou Ser Supremo que permeia  todo o Universo e a quem chamamos de Deus.  D'Ele vieram todas as criaturas que estão no mundo que habitamos o qual, por ora constitui-se na Terra onde encarnamos, embora saibamos que este planeta não é o único a ter vida, em meio a milhares de galáxias que compõem o cosmos.

A convivência do ser humano com a dualidade de sua natureza nem sempre é pacífica, uma vez que o homem debate-se entre sua  consciência (natureza espiritual) e sua matéria (natureza física). Esta duplicidade traz à tona aquilo que emana de maneira mais forte, ou seja, as ações e reações do indivíduo  frente a ocorrências do dia a dia de sua vida, na sociedade da qual faz parte.

Na intimidade do ser humano, a razão, quase sempre destituída de clareza e formação, sente-se num patamar de inferioridade, pois muitos são os apelos da superficialidade da vida a fazerem, do ser, um escravo das paixões e descontroles mundanos e sem medida. 
              
Quando porém, o homem, quase sempre movido pelo amor ou pela dor, descobre que existe um lado espiritual e a ele se rende, renovam-se as expectativas de que possa auferir um contato mais íntimo e direto com a divindade.

A partir de então, surge um ser diferenciado, que nota em si e em seu semelhante uma mudança que o leva a ter consciência de quem é, de onde veio, por que está aqui e para onde seguirá, após esta vida. Assim, sobrepõe-se à matéria, o principal componente da criatura - seu lado espiritual.

É necessário refletirmos na grande missão a qual viemos cumprir. A vida, por si só, já é uma oportunidade abençoada de renovação e progresso. Nossa evolução depende exclusivamente de nós mesmos. Jamais deveremos deixar passar em branco esta maravilhosa chance de nos libertarmos de nossos erros passados.

Amar incondicionalmente a todos é a ordem do dia. 
Sejamos como as flores que desabrocham para dar-nos a alegria de admirá-las. 
Sejamos como os pássaros que cantam e inebriam nossas manhãs douradas. 
Sejamos como o sol que, ao brilhar, dá-nos a beleza de sua luz. 
Sejamos como a lua que, na falta do sol, ilumina nossas noites. 
Que sejamos paz, harmonia e fortaleza para aqueles que buscam, em nós, o abraço amigo e o sorriso da amizade. 
Que sejamos felizes ao fazer nosso irmão feliz. Isso se chama AMOR.

Que assim seja!

domingo, 28 de agosto de 2011

DOAÇÃO


"Quando você ofertar alguma coisa a alguém, faça-o de coração. 
Nunca espere que amanhã receberá algo em troca. Disso a vida se encarrega.
Muitos bens materiais são perecíveis, ao passo que o bem 
que fazemos ao nosso próximo, nos enriquece a alma eternamente.
Quando investimos na felicidade dos outros, sem saber estamos investindo 
na nossa própria felicidade.
A bondade é uma dádiva que todos recebem. Só que uns descobrem 
e outros, não; uns utilizam e outros, não. 
Isso faz uma grande diferença entre as pessoas. 
Sejamos caridosos, assim como Jesus nos ensinou."

Maria Paraguassu


Queridos amigos,

Fui indicada pelo Blog Arte em Cerâmica, da querida amiga Ma Ferreira, para fazer parte de uma Campanha para ajudar a ONG VAA - Vivendo, Amando e Aprendendo, com a finalidade de arrecadar doações, de acordo com o selinho abaixo.
Agradeço imensamente a oportunidade de ser um dos elos desta corrente e indico os seguintes blogs para fazerem, também, parte da Campanha:

- Lau Milesi : transcendendo-lau.blogspot.com/
- Orvalho do Céu: espiritual-poesia.blogspot.com/
- Imaculada Artes: imacbyartes.blogspot.com/

É apenas um convite. Sintam-se à vontade em aceitá-lo ou não.
As regras estão abaixo do selinho, na postagem transcrita do Blog do amigo Clemente, que iniciou esta Campanha. 



"É isso aí, chegou o momento de provarmos que temos verdadeiros amigos, embora virtuais.  Conheci o blog da minha amiga She e nele fiquei sabendo dessa campanha maravilhosa.Fui até o blog da ONG V.A.A. e após conhecê-lo decidi participar dessa campanha, afinal é só eu deixar de tomar UMA CERVEJA que até me sobra uns trocados. Depois disso, como bom aquariano, comecei a imaginar o seguinte:  será que arrumo 3 amigos virtuais que também possam participar dela? Se conseguir e se cada um deles também fôr capaz de arrumar mais 3 amigos virtuais, logo logo teremos uma corrente muito maior do que a do Criança Esperança. Não somos a rede globo, mas nossa força de união e amizade é muito maior e com certeza vamos, todos juntos, fazer a alegria dessas crianças amparadas pela ONG. Bem, em primeiro lugar vou citar aqui os 3 amigos que vou convidar para colaborar. Se todos eles aceitarem meu convite deverão divulgar em seu blog o banner acima e após convidar 3 amigos que ainda não estejam na brincadeira. Em pouco tempo, já que o prazo final é 30 de setembro, vamos conseguir uma boa graninha. Mas como é uma simples brincadeira, peço que se a pessoa convidada não puder, por algum motivo aceitar, diga que não vai pois então quem lhe convidou poderá convidar outro amigo."

quarta-feira, 24 de agosto de 2011

OS CAMINHOS DO CORAÇÃO


"Não pode haver nenhuma libertação do pensamento humano, nem expansão  dos descobrimentos científicos, enquanto não for resolvida a questão do espírito."

Helena Blavatsky


O Espiritismo, cuja proposta maior é a transformação do ser humano para melhor, através da ética e da moral baseadas nos ensinos de Jesus, fundamenta-se na continuidade da vida depois da morte, na comunicabilidade dos espíritos e na pluralidade das existências. 

É fator incontestável a contribuição da Espiritualidade no equilíbrio do ser humano. Com certeza, não encontra-se este fator na religião em si, mas na esfera intangível da vida emocional do homem. O sentimento do bem-estar é legitimado pelos caminhos do coração, que faz com que as pessoas absorvam condições extraordinárias que ajudam na superação das próprias limitações, fazendo com que lancemo-nos à conquista dos objetivos superiores da vida.

O nível espiritual de cada um diz respeito à forma como nos sentimos ligados aos outros e a algo além de nossa identidade, seja por fazermos parte do universo, seja por estarmos ligados a algum movimento religioso ou espiritual, ou seja por sentirmo-nos conectados a Deus.

Há milênios, o homem é fascinado em investigar o desconhecido, a fim de desvendar os segredos que o cercam e inquietam. Essa busca, por mais curiosa que seja, dirige-se para as coisas que estão mais distantes de si. Inconscientemente parece fugir de si mesmo, por vezes atormentado por seus medos.

O contínuo progresso desenvolveu na sociedade uma inquietante necessidade de ter. Sem perceber, o ser humano foi dominado pelos objetos que, agora, parecem dominar a todos.

Isto contribui para dificultar a percepção de si próprio. Assim, mergulhado no mundo superficial de suas criações científicas e tecnológicas, nutre a cultura do prazer e do alívio de seus temores, para suportar a si e aos outros.

Daí a grande necessidade de descobrir-se como um ser, cujas carências emocionais devam ser supridas. A espiritualização traz   a compreensão  de que tudo o que temos ao nosso dispor torna-se mera figura decorativa, se levarmos em conta que somos, antes de mais nada, viajores do universo e que, hoje estamos aqui, porém amanhã, quem sabe, estaremos de volta à pátria espiritual.

Portanto, faz-se indispensável solucionar a problemática do espírito. De nada adianta termos a posse de todo e qualquer bem material, como também sucesso profissional, etc., se vivemos mergulhados num mundo onde não conseguimos descobrir e vivenciar nosso interior, nosso coração, nossa alma.

Que nossa mente desperte para a conscientização do que somos, a fim de que possamos abraçar a vida com fé, esperança e amor. E que este abraço se amplie e alcance a todos aqueles que necessitem de nossa caridade, pois é através dela que encontraremos o verdadeiro caminho para a felicidade.

Que assim seja!












domingo, 21 de agosto de 2011

PRECONCEITOS


"Ninguém nasce odiando uma pessoa pela cor de sua pele, por sua origem ou, ainda, por sua religião.
Para odiar, as pessoas precisam aprender e, se podem aprender a odiar, podem ser ensinadas a amar."

   Nelson Mandella



Uma das maiores  chagas da  humanidade  diz  respeito ao  preconceito
em suas variadas formas, e que existe entre  os homens desde sempre.
Num mundo como o de hoje, é inadmissível a permanente existência desta mazela entre as pessoas.

Preconceituar é discriminar alguém, cujo modo de ser ou viver não se coaduna com a ótica de outro alguém, que se julga superior àquele. Como podemos conviver numa sociedade baseada em princípios de diferenciação quanto à cor da pele, à religião ou a origem de seres considerados nossos companheiros nesta caminhada terrena.

Todos somos iguais perante Deus. Em nada somos diferentes, posto que fomos criados à Sua imagem e semelhança. Porém, como ainda engatinhamos rumo à espiritualidade, somos rudes e insipientes. Nossa
alma, ainda na busca da evolução e progresso, desnorteia-se no caminho a ser percorrido e, assim, sem vislumbrar a oportunidade de resgate a que somos submetidos ao aportar neste planeta, deixa-se levar pelas aparências, seguindo uma rota distante da verdade.

As mensagens deixadas por Jesus, quando aqui esteve entre nós, mostram o quanto é louvável a não discriminação de nossos irmãos, em todos os sentidos. Nosso Mestre esteve entre os leprosos, curando-os; não agia com superioridade quando discursava entre os letrados da época; nasceu e viveu como um homem comum, mesmo sabendo ser filho de Deus.

O preconceito atualmente é tido como crime, seja de que origem for. A partir do instante em que se discrimina alguém ou algo, estamos deixando transparecer o desamor, o desrespeito, o orgulho, a incompreensão, o ódio.

O preconceito atinge pessoas de todos os níveis sociais. Hoje, há muita discriminação com relação às opções sexuais das pessoas, embora existam leis que vetem este tipo de discriminação, dando aos envolvidos plenos poderes de viverem seus direitos, pois  a sexualidade
em nada desabona alguém, uma vez que, também a Doutrina Espírita, respeita e explica esta matéria, como sendo uma questão de resgate espiritual, como também uma forma de experiência para o ser: ora nascemos mulher, ora nascemos homem.

Não podemos de forma alguma discriminar nossos irmãos. Não temos lembranças do passado nem formas de prever o futuro. Assim, aquele que proceder de maneira preconceituosa em relação aos demais, pode ter sido como um deles numa de suas reencarnações pretéritas, como poderá também, sê-lo no futuro.

O crescimento e a evolução espiritual dão à criatura uma ampla visão de como agir para que o mundo se torne um lugar habitável e aprazível.
Não podemos abdicar da maior conquista de um ser espiritualizado: o amor incondicional. A partir daí, o ser torna-se um aprendiz do universo cósmico, onde tudo acontece sincronizadamente, inclusive a vida e seus
acontecimentos.

O homem, inserido neste contexto, é completo e feliz. Aceita seus irmãos como são, sem contestar o que o Divino Mestre legou para cada um. Somos o que somos. A forma de expressão de nossa individualidade se ajusta perfeitamente à compreensão de todos. Portanto, não há porque haver o desequilíbrio chamado de preconceito. Se aprendemos a odiar, podemos perfeitamente aprender a amar. Esta é a premissa verdadeira da questão.

Que em cada coração cresça o amor, o altruísmo, a fé e a conscientização de que somos todos iguais. Que Deus nos abençoe e ajude-nos a estender o amor àqueles que buscam, em nós, o auxílio para seus infortúnios.

Que assim seja! 


terça-feira, 16 de agosto de 2011

NOSSAS MÃOS



Na ponta de um só dedo da mão trazes a tua identidade...
Já pensaste no que trazes em tua mão inteira?
Se para os homens a tua impressão digital é única 
e inconfundível, já imaginaste o que significa 
para Deus a tua mão?

Se para a ciência médica o exame de tua mão é importante 
para diagnósticos concernentes à tua saúde, já pensaste que, 
do ponto de vista espiritual, é possível conhecer-te intimamente 
pela análise dela?

Situadas na extremidade de ti mesmo, as tuas mãos 
trazem notícias do teu mundo interior...
Contam o que és nos meandros da alma...
Exteriorizam-te...
Mostram-te às claras, sem qualquer subterfúgio...
Ao contrário da face, as mãos nunca conseguem dissimular.
São o que são!...

                                                          
Esp. Irmão José, pela psicografia de Carlos A. Baccelli 



Temos muitas coisas que mostram a nossa identidade espiritual. As mãos são uma delas, quiçá uma das mais importantes.
Através das mãos chegamos a Deus. Abençoamos, demonstramos amor, fé, carinho, ternura, afeto, compaixão, amizade, benevolência, caridade,  
enfim, mostramos o que vai em nossa alma.


Existem mãos maravilhosas que curam, salvam, afagam, trazem seres ao mundo, ajudam a secar lágrimas, abraçam, apoiam e que, postas em sinal de profunda introspecção, rogam a Deus por si e pelos que Dele necessitam.


Há mãos que pedem, que suplicam, que oram e que, em sentindo a pobreza, a miséria, a fome, a sede, a doença, trabalham e servem para a tentativa de erradicar estes males de nosso mundo.


Há mãos que ensinam, que protegem, que norteiam o caminho dos desavisados, que velam o corpo de um amigo ou de um ente querido, cuja alma já voou para a outra margem da estrada.


Existem mãos e mãos. Existem também aquelas que violentam, que esbofeteiam, que machucam, que magoam, que ferem, que matam, não só aos outros como a si mesmos, embora saibamos que o ser que  pratica tais atos, é um espírito desequilibrado e doente, merecedor de nosso amparo nas preces e de nosso perdão, pois, ainda assim agindo,  não deixa de ser nosso irmão.


Apesar de não poderem dissimular o que traz o interior do coração de alguém, as mãos se revelam nos atos de amor ou de ódio. Uma face doce e terna, pode esconder um coração empedernido pelo ciúme, pelo desamor, pela inveja, etc. Outras, têm em suas palmas, a ternura, o carinho, o vigor e a coragem de alcançar seus objetivos  conjugando o verbo amar.


Ah! Nossas mãos... quantas delas já se fecharam em punho cerrado pela disputa de algo que pudessem ter só para si. Essas são as mãos do poder. Aquele odioso e pretenso poder que tão bem conhecemos e que, ao final das contas, materialmente falando, não leva a nada e, sim, a um desgastante e malfadado comprometimento espiritual, porquanto daqui nada se leva, a não ser o bem que fazemos aos nossos semelhantes.


E pensar que somos nós, simplesmente nós, que damos rumo às mãos que Deus nos concedeu, dependendo apenas do curso que damos à nossa vida. 


Que lembremos sempre de unir nossas mãos em oração e agradecer ao Pai, por tudo que aqui temos e recebemos, pois a vida é uma escola onde somos matriculados compulsoriamente e da qual não podemos alienar-nos, deixando de frequentá-la. A cada um caberá o mérito de acordo com seu merecimento.


Que tenhamos, como Jesus com suas benditas mãos, a fé como caminho, a esperança como luz a iluminar este caminho e o amor como o presente de Deus para cada um de nós.


Que assim seja!









domingo, 14 de agosto de 2011

FAZENDO A DIFERENÇA


"Escolhemos estar vivos neste tempo, neste lugar, neste ponto da história. Nunca, antes, tivemos oportunidade tão gloriosa de mostrar nosso poder individual e presença. Pense nisso: quando alguém nos dá um presente, ele é chamado de presente. O presente que recebemos hoje é o Agora. Esse é o momento exato para saber realmente que podemos fazer a diferença."

                                               Kathryn Brinkley




O Agora é o nosso momento de viver este constante caminhar, enfileirarmo-nos com nossos irmãos de jornada e enfrentar os obstáculos que os episódios da vida se nos apresentam. É no Agora que estamos prontos para as escolhas que farão a diferença em nossa vida.


Esta é a oportunidade que Deus nos concede para fazermos a nossa história. A cada espírito que reencarna, é dado o poder de fazer, por sua livre e espontânea vontade, o plano de vôo a fim de vivenciar seu caminho. Às vezes, é necessário que haja uma correção na rota, quando  esquecemo-nos de nossa origem espiritual e planamos em lugares agressivos e estranhos à saúde de nosso corpo e alma.


Aceitar o fato de que fomos escolhidos para agir positivamente e exercer nossa força cósmica aqui e Agora, é de grande relevância. Onde quer que estejamos neste exato momento, este é justamente o lugar onde deveríamos estar, pois o ontem é só uma lembrança e,  o  amanhã, apenas um sonho. Assim, o que é importante é o presente, aquele instante onde fazemos acontecer. 


Está intrínseco dentro das capacidades humanas, a importância de fazer a diferença. Quando usamos a caridade para ajudar ao próximo, estamos alinhando-nos com o poder da natureza espiritual que há dentro de nós e alinhando-nos também, com as forças cósmicas universais. E a grande diferença está justamente no desejo de auxiliar aos demais companheiros desta estrada, pois tal como nós mesmos, muitas vezes eles se perdem pelos emaranhados do caminho.


Em todo o cosmos, não há nada tão grandioso quanto a presença da exuberância espiritual. Quando desfrutamos o brilho dessa incrível qualidade, parecemo-nos à imagem e semelhança de Deus, à qual fomos criados.


Ao virmos para este mundo com o propósito de realizar mudanças e melhorar a humanidade, projetamos uma vida com obstáculos e desafios, além de uma diversidade de opções e possibilidades para a superação desses mesmos desafios.


Compete, pois, a cada um, descobrir ou redescobrir sua faceta do Agora e predispor-se a agir  de acordo  com a  dinâmica da verdade e do amor.
Assim procedendo, estaremos cumprindo nosso papel neste tempo e neste lugar com fibra, coragem, dedicação, amor e fé.


Que assim seja!








quarta-feira, 10 de agosto de 2011

A LIMPEZA DA MENTE


"É preciso erradicar de nosso interior a poluição mental 
que, a cada dia, mais se acumula.
Por meio de pensamentos e sentimentos positivos 
estaremos indo ao encontro do amor, da paz e da harmonia, 
inclusive para as plenas e saudáveis funções 
de nosso organismo."

Maria Paraguassu


Assim como praticamos a higiene de nosso corpo diariamente, também nossa mente precisa livrar-se de pensamentos e atos poluentes. 
A cada reação mental negativa, deve haver outra reação, positiva, para contrabalancear a anterior.

As tarefas diárias com a higiene pessoal são imprescindíveis à saúde. 
A mente infectada pela sujeira gera a raiva, o ódio, a angústia, a inveja, o egoísmo, o medo, a culpa, o orgulho, etc., que são ressentimentos que ferem e machucam nossa alma.
Assim, através do acúmulo destes desequilíbrios, facilmente o organismo se ressente e apresenta problemas, às vezes, de caráter grave.

É dessa forma que se instalam as doenças levando o ser humano a constituir-se em uma pessoa que acaba sendo um fardo para a família e um encargo para a sociedade. Em nosso país, milhares e milhares de brasileiros compõem as estatísticas daqueles que, desde cedo, ainda em idade produtiva quanto ao trabalho, engrossam as filas dos planos de saúde pública ou privada.

Todos trazemos em nosso íntimo a dualidade do bem e do mal. 
As qualidades positivas fazem parte de nossa verdadeira essência e as negativas são acidentais e pertencem ao nosso ego. Reconhecer o que isto representa, é estar  em um nível de consciência mais elevado. 

Toda vez que sentirmo-nos com ressentimentos de algo ou de alguém, devemos imediatamente pensar positivamente, analisando a pessoa ou a situação que gerou o acontecido sob outro ponto de vista, ou seja, verificar se fomos nós os provocadores da questão ou não.

A mente limpa está sempre calma e, ao mesmo tempo, alerta. Está sempre pronta para vivenciar novas experiências e aprendizados. 
Desta maneira, estaremos lidando conosco mesmo e com nossos afetos e desafetos com imparcialidade de sentimentos.

A visão dos fatos corriqueiros do dia a dia nos mostra a importância de estarmos mentalmente equilibrados. Há pessoas que se perturbam e têm atos preconceituosos sobre assuntos que, atualmente, são pauta constante na mídia escrita, falada e vista (TV). Por que nos comportarmos de maneira exclusivista, pensando que somos os "certinhos" em tudo?

A vida nos ensina a sermos humildes e humanos, a exercitar o perdão, aprender a desculpar-nos quando erramos e acima de tudo, a amar nosso semelhante como gostaríamos que fôssemos amados.

A partir desta premissa, podemos viver com muito mais alegria,   ficando livres para criar asas e voar.

Que assim seja!








segunda-feira, 8 de agosto de 2011

PERDAS

ulo que parteentendas o “recado” de Deus a ti endereçado 



"Mesmo guardando prudência e moderação, serás convocado ao aprendizado do desapego.
     Na condição de usufrutuário passageiro das bênçãos 
          que te felicitam, não obterás certidão de posse 
                                   sobre tais recursos.

                     Não existem perdas reais no universo, 
                        porque nada pertence a ninguém.
       Quando a vida te convidar às necessárias renovações, 
                      ainda que sofras a dolorosa cirurgia 
                   do desprendimento, mantém-te no controle 
                                        de ti mesmo.

                               Hoje é o filho que muda, 
                          amanhã um vínculo que parte, 
                           depois é um bem surrupiado, 
                                         mais além, 
                           um emprego que é retirado.
                        Não são perdas, são mudanças.
             Guarda calma e equilíbrio para que entendas o 
           “recado” de Deus a ti endereçado nas alterações 
                           que a existência te conclama.
               As dores das perdas são preciosos receituários 
                       contra as ilusões que carregamos."
                            
                                     
                                       Ermance Dufaux




Um dos mais importantes aprendizados em nossa vida é o desapego, seja de bens materiais como daquelas pessoas que nos acompanham nesta trajetória de vida. 



Apegar-se a algo, quando daqui nada se leva, chega muitas vezes, a ser uma verdadeira tortura para determinadas pessoas. Quando a ambição de tudo querer possuir, de ter inveja daqueles que têm mais, de orgulhar-se por ter o carro do ano, por morar em uma mansão, por vestir-se na moda, por viver viajando fazendo cruzeiros internacionais, etc. torna-se essencial para alguém,  não representa um ser humano maduro, equilibrado e consciente de estar num mundo onde tantos não têm onde morar, não têm o que comer e muitos, muitos mesmo, morrem ao nascer ou pelas tragédias das guerras semeadas pelo poder exacerbado de outros tantos, que desconhecem ou não querem ver a miséria e a fome a se alastrar pelo mundo.



Nada disso pertence a nenhum de nós. Deus coloca à nossa disposição aquilo que, por merecimento, temos direito e nos mostra, a cada dia, que é preciso ter humildade e respeito para com tudo o que Dele recebemos. Saber que estamos apenas de passagem nesta vida já é um motivo mais do que suficiente para que agradeçamos ao Pai pelo que temos e pelo que recebemos. 



Tudo que perdemos, seja de que maneira for, não são verdadeiramente perdas e, sim, mudanças que são feitas a fim de testar a nossa fé e sabedoria perante os caminhos traçados pela espiritualidade e que, dos quais não podemos fugir. A humildade de tudo aceitar e agradecer é uma grande virtude que devemos cultuar.



É importante também, quando perdemos entes queridos, que saibamos entender que somos eternos apenas espiritualmente. Nosso corpo é mortal e dele nos separamos quando chega o momento. Que saibamos respeitar aqueles que se foram, aceitando a partida como um "até breve", o que, na realidade acontece. O sofrimento em demasia, acarreta problemas de saúde naqueles que aqui ficam e mais, não permite que os desencarnados estejam em paz e na luz, pois as almas sentem nosso pesar e amargura, demandando muito mais tempo para seu refazimento espiritual.



As perdas agem como um buril que nos remete à forma desejada por Deus para nós: seres de luz que percebem a grande diferença entre espírito e matéria. Uma consciência transcendental e universal que, embora ainda não conseguindo expandir-se como tal, busca o aperfeiçoamento através do exercício da caridade e do amor incondicional.



Assim sendo, em um futuro talvez não tão distante, estaremos a viver num mundo onde não mais existirão as ilusões da matéria, tão passageiras e fugazes, que tanto distorcem a imagem de um ser criado à imagem e semelhança de seu Pai.




Que assim seja!














                                     Ermance Dufaux



Um dos mais importantes aprendizados em nossa vida é o desapego, seja de bens materiais como daquelas pessoas que nos acompanham nesta trajetória de vida. 

Apegar-se a algo, quando daqui nada se leva, chega muitas vezes, a ser uma verdadeira tortura para determinadas pessoas. Quando a ambição de tudo querer possuir, de ter inveja daqueles que têm mais, de orgulhar-se por ter o carro do ano, por morar em uma mansão, por vestir-se na moda, por viver viajando fazendo cruzeiros internacionais, etc. torna-se essencial para alguém,  não representa um ser humano maduro, equilibrado e consciente de estar num mundo onde tantos não têm onde morar, não têm o que comer e muitos, muitos mesmo, morrem ao nascer ou pelas tragédias das guerras semeadas pelo poder exacerbado de outros tantos, que desconhecem ou não querem ver a miséria e a fome a se alastrar pelo mundo.

Nada disso pertence a nenhum de nós. Deus coloca à nossa disposição aquilo que, por merecimento, temos direito e nos mostra, a cada dia, que é preciso ter humildade e respeito para com tudo o que Dele recebemos. Saber que estamos apenas de passagem nesta vida já é um motivo mais do que suficiente para que agradeçamos ao Pai pelo que temos e pelo que recebemos. 

Tudo que perdemos, seja de que maneira for, não são verdadeiramente perdas e, sim, mudanças que são feitas a fim de testar a nossa fé e sabedoria perante os caminhos traçados pela espiritualidade e que, dos quais não podemos fugir. A humildade de tudo aceitar e agradecer é uma grande virtude que devemos cultuar.

É importante também, quando perdemos entes queridos, que saibamos entender que somos eternos apenas espiritualmente. Nosso corpo é mortal e dele nos separamos quando chega o momento. Que saibamos respeitar aqueles que se foram, aceitando a partida como um "até breve", o que, na realidade acontece. O sofrimento em demasia, acarreta problemas de saúde naqueles que aqui ficam e mais, não permite que os desencarnados estejam em paz e na luz, pois as almas sentem nosso pesar e amargura, demandando muito mais tempo para seu refazimento espiritual.

As perdas agem como um buril que nos remete à forma desejada por Deus para nós: seres de luz que percebem a grande diferença entre espírito e matéria. Uma consciência transcendental e universal que, embora ainda não conseguindo expandir-se como tal, busca o aperfeiçoamento através do exercício da caridade e do amor incondicional.

Assim sendo, em um futuro talvez não tão distante, estaremos a viver num mundo onde não mais existirão as ilusões da matéria, tão passageiras e fugazes, que tanto distorcem a imagem de um ser criado à imagem e semelhança de seu Pai.


Que assim seja!