quarta-feira, 27 de abril de 2011

O PRAZER DE VIVER



"É preciso saber viver. Seja em um corpo perfeito ou com algumas limitações. São espíritos destemidos, que escolheram ou aceitaram reencarnações difíceis, por entenderem a necessidade ao auto-conhecimento, do burilamento das imperfeições, por amor a si mesmo e pelo amor com o próximo.
Entendemos, portanto, que o prazer de viver está nas simples coisas da vida."

                                           Nancy Puhlmann



No livro da vida, os autores somos nós. Somos nós que fazemos, desde o amanhecer até o anoitecer de cada um dos dias aqui nesta escola terrena, as escolhas daquilo que queremos para nós. São tantas decisões a tomar, tantos caminhos a percorrer que, muitas vezes, ao olharmos para trás chegamos a não acreditar que aquele que venceu os obstáculos que até então se apresentaram, fomos nós mesmos.

No entanto, para aqueles que, no início da batalha recolheram suas armas e fugiram da luta, resta a amargura de não terem tido a coragem, a audácia e a perseverança para, pelo menos, tentar o enfrentamento dos problemas que assolam  o viver de cada criatura.

Somos espíritos encarnados neste planeta, já que este é um mundo de provas e expiações. Sabemos o que isto significa para nossa alma, que alenta o objetivo de, vencidas as barreiras da vida, entregar seu espírito a Deus, na certeza de haver cumprido sua missão.

Muitos de nós vêm ao mundo com grandes estigmas que cerceiam o desenvolvimento completo de sua vida em muitos sentidos. São aqueles que se vêem privados de andar, de pensar ou agir como um ser  que interage normalmente com a sociedade em que se inclui. São espíritos que assim estão por uma questão de resgate espiritual, uma vez que escolheram essas provas a fim de quitar seus débitos pretéritos com a espiritualidade.

Também, segundo nos explicam nossos Benfeitores Espirituais, esses espíritos assim reencarnam com a finalidade de se constituirem em fator de expiação para a família que os recebe. Essa, talvez comprometida com aquela alma, pode ou não aceitar o desafio. Aceitar um filho doente ou que traz deformidades pelo corpo, por exemplo, é um ato de imenso amor e despreendimento, atitude pela qual a família ou a pessoa carmicamente envolvida e endividada, passa a cumprir a missão a que se propôs, num passado distante.

Muitos dos que nascem com problemas têm sua vida dificultada pela não aceitação das provas que trazem, uma vez que esquecidos do passado e do comprometimento com os erros que cometeram, revoltam-se trazendo ainda mais dor e sofrimento para sua alma. Por outro lado, aqueles que compreendendo  o valor da resignação e da coragem, vivem sua labuta diária procurando transformar seus problemas, sejam de que ordem for, em amor a si e aos seus semelhantes com a esperança de que, chegado o momento de voltar, este seja com dignidade e superação.

E Deus, que nunca quer ver seus filhos em sofrimento e dor, acolhe-os sempre, perdoando-os e dando a todos uma nova oportunidade de evolução, principalmente àqueles cujo arrependimento é sincero. Deus é Pai, amoroso e eterno. Nós somos somente as criaturas D'Êle. Criaturas que, às vezes, esquecem-se que a vida é o meio pelo qual viemos de Deus e voltamos para Êle. Esquecem-se, também, que é preciso saber viver. Viver com amor, com luz, paz e sabedoria, assim como Jesus nos ensinou em Suas magníficas parábolas.

Que saibamos viver! Que saibamos amar para sermos amados! Respeitar para sermos respeitados! Sorrir para que recebamos em troca, um carinhoso sorriso! Abraçar para que sejamos abraçados, pois não há quem não se renda a uma manifestação sincera de amor.

Que assim seja!





segunda-feira, 25 de abril de 2011

SELO COMEMORATIVO AOS 300 SEGUIDORES



Queridos amigos


Nesta data, este Blog completa uma fase muito importante de sua existência.
Desde dezembro de 2009 até hoje, conquistou o número expressivo
de 300 seguidores.
O selo comemorativo deste evento divido-o com todos vocês, que fizeram
a grande diferença, valorizando os trabalhos aqui expostos.
Ofereço a todos, com muito carinho este selo
para que levem-no para seus Blogs.
Obrigada a todos!


Maria Paraguassu

domingo, 24 de abril de 2011

SEMPRE HAVERÁ TEMPO



"Considerando o inefável amor e a indescritível misericórdia que Deus nutre por todos os seus filhos, sem desconsiderar a verdade irrefutável da imortalidade da alma, podemos afirmar que sempre haverá tempo.
Sempre haverá tempo para pedir perdão...
Sempre haverá tempo para perdoar...
Sempre haverá tempo para corrigir erros...
Sempre haverá tempo para reequilibrar sentimentos...
Enfim, sempre haverá tempo para refazer o caminho corrigindo a rota e, à semelhança do filho pródigo, como narrado na parábola do Cristo, retornar à Casa Paterna".
                                                     
                           Psicografia de Agnaldo Paviani
                                  (Espíritos Diversos)


No caminho evolutivo desta jornada terrena, não raras vezes, nos distraímos ao longo da caminhada e, quase sempre, iludidos pelos prazeres efêmeros da matéria, acabamos por perder-nos em atalhos que, via de regra, nos fazem estacionar à margem da estrada. Porém, sabedores da importância  de chegarmos até o fim do percurso, é mister que tenhamos viva em nossa memória, a existência de um comprometimento de crescimento, evolução e progresso, que nos chama à razão.


Estamos ligados à lei da evolução a partir da concepção no ventre materno. Dessa forma, ela nos acompanha desde então, uma vez que o espírito que ali reencarna, já ostenta em sua memória conscencial, as escolhas para suas vivências neste mundo, as quais estarão sujeitas ao livre-arbítrio e à lei da ação e reação, dentre outras também de relevante importância.


Porém, pela bondade e misericórdia divina, qualquer espírito que encontre-se na inércia ou no desajustamento, é despertado mais cedo ou mais tarde, seja pelo amor ou pela dor, para que retome sua caminhada evolutiva. Equivale dizer que todos somos levados a compreender que a felicidade e a perfeição são fatalidades inevitáveis. 


O tempo é algo implacável. Ele passa e lá pelas tantas nos damos conta de que perdemos grandes e únicas oportunidades de voltar atrás,  a fim de fazer um novo recomeço. Mas, como disse Chico Xavier, sempre há tempo para pararmos, refletirmos e fazermos um novo fim. Deus nunca nega a seus filhos o ensejo de uma nova chance que os leve a rumos elevados em sua trajetória de vida.


Precisamos livrar-nos do "lixo emocional" que se acumula, há séculos em nosso espírito devido às encarnações pregressas e que nos perseguem, tornando-se a fonte de perturbações e tormentos para nossa existência. Daí, a necessidade de nos avaliarmos com frequência, para mudarmos certos comportamentos que, muitas vezes sem nos darmos conta, ferem ou machucam nossos companheiros de jornada.


A lição que fica é o aproveitamento do agora, porque voltar à carne não é uma tarefa assim tão fácil para aqueles que desejam corrigir seus erros. De início, faz-se necessária a cura das próprias chagas íntimas para, após, atender aos apelos do coração, servindo e auxiliando na seara do bem. 


Sempre, desde que queiramos, haverá tempo e condições oportunas para amarmos nosso semelhante, vivermos com alegria, distribuirmos sorrisos, abraços e mostrarmos a nós mesmos que podemos construir, tanto para nós quanto para todos os demais, um mundo de paz, harmonia e felicidade. Para isso estamos aqui e sabemos que nada é por acaso.


Somos total e irrestritamente responsáveis por todos os atos que cometemos. Portanto, cabe-nos  medir nossas ações perante os semelhantes com sabedoria e parcimônia, pois do contrário teremos, com certeza, de responder à nossa consciência e ao Pai Maior.


Sejamos aquele que ama, perdoa, corrige e reequilibra, pois sempre haverá tempo...


Paz e luz a todos!



quarta-feira, 20 de abril de 2011

SOMOS A LUZ DO MUNDO



"Não importa se a luz é pequena ou grande, mais forte ou mais fraca; em qualquer circunstância, está sempre a afastar as trevas e a clarear os caminhos, simbolizando uma mensagem de esperança.
Assim, quando Jesus informou aos seus discípulos e, consequentemente a todos nós, que somos a luz do mundo, estava afirmando a grande responsabilidade que pesa sobre os nossos ombros, uma vez que naquele momento, deixava bem clara a nossa missão de iluminar caminhos, dissipar trevas e expulsar as sombras, que em oportunidades múltiplas insistem em esparramar sofrimento e dor junto ao seio da coletividade".

                                           Waldenir A. Cuin




Em todo e qualquer momento, durante o desenrolar de nossa jornada, podemos e devemos ser a luz que ilumina a escuridão em que se encontram nossos irmãos. 


Somos luz, quando usamos nosso tempo livre para oferecer ao próximo uma palavra amiga, uma mensagem de paz ou um gesto de carinho, mesmo que seja apenas um sorriso, onde esteja estampada a nossa vontade explícita em auxiliar aos que vivem os dissabores da vida.


Somos luz quando conseguimos calar a nossa palavra para ouvir as lamentações daqueles que tão pouco têm ou sabem que depois dos tormentos desta vida, outra terão para usufruir da presença do Cristo em Seu reino de amor.


Somos luz quando possuímos a coragem para deixar nosso lar acolhedor e confortável, a fim de distribuirmos afeto e abrigo aos menos favorecidos pela vida, mostrando-lhe que talvez um dia, ainda possam sair dos perigos e ameaças das ruas, se tiverem fé e esperança em Deus.


Somos luz  quando, ao receber a violência dos outros, ainda conseguirmos nos manter serenos, abstraindo-nos do revide ou da vingança, entendendo que aqueles que agridem, por si só já demonstram desequilíbrio e despreparo para a vida, e que merecem nosso entendimento e nosso perdão.


Somos luz quando sentimo-nos sensibilizados com a infinidade de crianças que, pelo mundo afora conhecem a orfandade e o abandono, sofrendo por não terem tido  um lar, o carinho e o amor dos pais, que por muitas vezes, foram obrigados a abandoná-los pela imposição das agruras da vida.


Somos luz quando precisamos ter muito amor, paciência e desprendimento para amparar um familiar difícil, doente ou que de nossa mão necessite para que um dia, possa enxergar o melhor da vida e consiga antever a felicidade, se abraçar a causa de Jesus.


Somos luz quando vemos e ouvimos na mídia impressa e falada tantas tragédias grassando pelo mundo e nos ajoelhamos diante de tanta miséria e sofrimento, para orar por aqueles irmãos que estão no desamparo, apesar de saber que nada acontece por acaso e que os resgates fazem parte de nossa evolução.


Somos luz quando a dor do irmão, no caminho no qual somos companheiros, nos machuca e agride, embora saibamos que a cada um é dado de acordo com seu merecimento.


Somos luz quando não medimos esforços para exercitar a caridade junto aos  que de nós necessitam,  pois o ser humano que não olha para o lado para ver quanto sofrimento há ao seu redor, acaba sendo uma lâmpada inexpressiva e sem brilho que, apagada, não cumpre com sua finalidade.


Somos luz para tantas coisas! Para olhar nos olhos de todos aqueles que pensam que a vida acaba com a morte e que não conseguem divisar uma luz, radiosa e linda, no fim do túnel que nos leva à excelsa felicidade de desfrutar as belezas do reino de Deus.


Que nosso Pai Maior e nossos Benfeitores Espirituais nos façam sempre, dia após dia, brilhar com nossa luz interior a fim de que possamos transmitir amor, harmonia e paz a todos.


Que assim seja!




   

PRESENTINHO DO BLOG MENTORES DE LUZ

Recomendo um visita!

Este selinho eu ganhei da Marlene, do Blog Mentores de Luz.

Obrigada Marlene, adorei seu presente!



segunda-feira, 18 de abril de 2011

SUICÍDIO - A PIOR DOR PARA O ESPÍRITO



"A falta de fé em Deus e da convicção na justiça divina é que têm levado muitas criaturas a desejarem ausentar-se da vida física, acreditando que acabando com o corpo, acabam também com os problemas. Ledo engano.
Antes de pensarmos em morrer, diante de qualquer situação que nos pareça insustentável e irreversível, trabalhemos um pouco mais, confiemos um pouco mais, perseveremos um pouco mais e aguardemos as surpresas do tempo, pois acima de todos nós encontra-se o amor e a sabedoria de Deus, que estarão sempre laborando em nossa direção.
Os Espíritos Benfeitores nos informam e, mesmo aqueles que se suicidaram, que o sofrimento que nasce em consequência desse ato impensado é algo inenarrável e extremamente superior às dores e aflições que sentimos e conhecemos na Terra".

                                          Waldenir A. Cuin 




A vida é e será sempre uma oportunidade mágica e maravilhosa que nosso Pai nos concede para que possamos redimir-nos de erros pretéritos e buscarmos a evolução e o progresso, objetivos principais de nosso espírito aqui neste planeta Terra. Imbuídos de todos os predicados necessários à vivência entre nossos irmãos somos, desde os primórdios do mundo, quando este ainda alvorecia, os únicos seres dotados de inteligência e racionalidade.


O ser humano conseguiu, através dos tempos, sobreviver a inúmeras ameaças à sua existência. Ainda hoje, há milênios da formação do mundo, os homens ainda sofrem com as agruras de sua vida, nem sempre bem aceita pelos que não entendem ou não querem compreender o quanto somos dependentes do modo como encaramos os fatos que englobam nosso dia-a-dia. Questionamo-nos muito, buscamos fontes, às vezes alternativas e suspeitas, para a obtenção das respostas que queremos ouvir. Mas nada disso nos conforta, nos dá a dimensão do que realmente somos e esperamos de nosso futuro.


Vivemos na expectativa de que um dia tudo melhore e o que nos aborrece hoje, amanhã poderá estar bem melhor. Isso chama-se comodismo. É não querer buscar o verdadeiro sentido da vida. É aceitá-la tal como se apresenta, sem parar para pensar: quem sou? o que faço aqui? o que devo fazer? por que estou aqui? o que a vida espera de mim? por que tenho que agir assim?


Outras tantas questões poderiam ser feitas. Afinal, somos humanos e nossa consciência precisa ditar nossos atos. Esses atos, essas ações tomadas pelas criaturas, é que ficam registradas em sua história neste mundo. Lá, em nossa consciência, cujo passado foi esquecido para que pudéssemos construir um novo futuro, um novo mundo, está a chave mestra que, encontrada, pode nos dar as respostas a todos os quesitos sobre nós, sobre nosso íntimo divino, sobre nossa missão aqui neste planeta, sobre o que buscamos e sobre como devemos atuar para que possamos alcançar as metas que nós mesmos, escolhemos para cumprir.


Contudo, há pessoas que não conseguem sequer divisar seus direitos como habitante deste orbe, quanto mais seus deveres para com seus irmãos em Deus e para consigo próprio. Afastam-se de toda e qualquer tentativa que os leve a repensar seus atos, sua vida, seu futuro. E culpam o mundo e suas amarguras. São inseguros, desprovidos de toda sorte de brio, jogando-se covardemente às drogas, aos vícios, para depois sentirem-se vítimas, como se lhes faltasse coragem para fugir desse estágio em uma vida roubada ao discernimento, à paz e à harmonia. Seus familiares, seus amigos, todos sofrem na tentativa, quase sempre sem êxito, de tentar desviar esses seres deste submundo.


Muitos, a grande maioria, quando não vêem mais saída para sua angustiante vida, não param para pensar e optam pelo meio mais fácil de fugir à situação: o suicídio. Para eles, parece ser o melhor caminho, pois não há, em sua mente doentia, volta para resolver o problema. E, assim, são vidas que se esvaem sem sequer um mínimo de esforço para retomar a volta.


E, cada vez que isso acontece, com certeza, Deus derrama uma lágrima. É um filho que volta, com uma carga imensa, para um resgate muito doloroso. Já vimos, inclusive em filmes, cenas de um umbral onde espíritos que voltaram por sua vontade própria (no caso, o suicídio), ou cometeram atos que os afastaram de toda e qualquer possibilidade de um desencarne tranquilo, onde seriam levados às colonias espirituais para, após o refazimento que se faz necessário e sua prestação de contas, retomar o trabalho espiritual estudando, preparando-se para mais um retorno, quem sabe, ao nosso planeta para mais uma bendita reencarnação.


Que peçamos a Deus nos abençoar e nos livrar desses males do corpo e da alma, conquanto para tal teremos que contribuir, mediante nossos atos, cujas diretrizes devam se embasar no bem, na justiça divina, no amor e na caridade.


Que assim seja!






  





PRESENTINHO DE LECTANDOME.BLOGSPOT.COM



Este selinho eu ganhei de presente do amigo Jasanf,
do Blog Lectandome.blogspot.com


Muito obrigada, Jasanf.
Adorei o selinho!

quinta-feira, 14 de abril de 2011

O CONTEXTO EVOLUTIVO DA VIDA




"A humanidade, ante o estágio evolutivo em que se encontra, ainda se agita entre conflitos, incertezas e dificuldades. Assim, sofre o homem todas as espécies de agruras, gemendo no seio dos problemas que cotidianamente o atormentam, derramando-lhe sobre a existência a taça amarga das insatisfações.
Na realidade, estamos ainda muito distantes da compreensão dos verdadeiros valores e finalidades da vida na Terra, pois que a maioria dos que por aqui mourejam não conta com a convicção da continuidade da vida, em outros quadrantes do Universo. Para muitos, a vida se prende tão somente a esta efêmera e curta passagem pelo planeta, onde logramos viver alguns anos e , depois, na opinião geral, a dúvida, o desconhecido, o medo ..."

                                         Waldenir A. Cuin


A dúvida, o desconhecido, o medo ... Por onde andará nossa fé, quando nosso comportamento assim se expressa? Por onde andarão nossos valores de vida, quando ainda reina em nosso coração o ceticismo com relação à vida eterna? Agora, mais do que nunca é o momento para parar e pensar seriamente sobre isto. Estamos, diariamente, a ver que os tempos são chegados, isto é, estamos entrando num período de transição, onde nosso velho planeta Terra deixará de ser um mundo de expiação para se transformar numa tão prometida Terra de regeneração.

Mas de que forma vamos encarar essa transformação? Simplesmente nos omitindo do verdadeiro sentido das palavras que Cristo nos deixou? Vamos esquecer nosso íntimo  espiritualizado,  deixando de
praticar o que nos eleva e nos faz evoluir ou lutaremos com todas as nossas forças para vencer os reveses que, com certeza, virão?

A fé clara, definida e raciocinada nos dá a oportunidade de mostrarmos que somos verdadeiramente filhos de Deus e, assim sendo, jamais poderemos falhar em nossos compromissos assumidos com o Pai.
Somos também deuses que, dotados de inteligência e poder de escolher nossos caminhos, por várias vezes, nos defrontamos com descaso e fraqueza espiritual, ante as decisões a serem tomadas, com a finalidade de orientar nossa vida perante os obstáculos que surgem. E aí culpamos a tudo e a  todos, mas esquecemos de que cada um de nós tem responsabilidade pelo que pratica e pelos pensamentos que oculta em sua consciência.

Deus, que tudo vê e tudo ouve, sabe o que cada filho faz de sua existência. Quando agimos impensadamente, na prática de toda sorte de atos que denegridem nossa origem espiritual, estamos no mínimo, fugindo à compreensão dos desígnios de nosso Pai Eterno. E estamos, também, sujeitos ao retorno à expiação por não termos cumprido as faltas que já nos acompanhavam de outras vidas pregressas.

Irmãos, quantas ocorrências horríveis estamos vendo acontecer no mundo todo. Nunca houve tanto horror espalhado pelos diversos cantos de nosso planeta. Atrevo-me a dizer, pelos parcos conhecimentos que possuo, que tudo é ocasionado pela pura e grande falta de fé da humanidade que busca, acima de qualquer coisa, alcançar o poder, extravasar o orgulho, a vaidade, a cobiça, tudo sempre em proveito próprio, sem lembrar-se dos que nada têm. 

Hoje, ao assistir o filme "As Mães de Chico Xavier", convenci-me mais ainda que a  fé é a força maior que podemos ter em nossa vida. Quase no início do filme, Chico Xavier chega para psicografar as mensagens do mundo espiritual e juntam-se centenas de pessoas ao redor daquele que foi um dos maiores médiuns que nosso Brasil teve. São pessoas que choram o desencarne de seus pais, mães, filhos, irmãos. E ele, Chico, sorrindo docemente, dirige-se para as pessoas que ali estão, dizendo: "- A fé tudo resolve".

Foi quase impossível conter a emoção ao ouvir estas palavras daquele que nada teve em bens materiais para si, mas que distribuía muito, ao receber em seu coração todos aqueles que iam buscar um lenitivo para suas dores da alma. Chico Xavier foi, é e será sempre um belo exemplo de amor ao próximo. Viveu exclusivamente para os outros. Nada quis para si e, sim, para doar aos desvalidos da sorte.

Como precisamos de muitos, muitos Chicos que possam embelezar nossa alma e nos mostrar o valor que enobrece a toda criatura que se doa aos necessitados. A saber repartir o pão de cada dia. A perdoar àqueles que erram pelo desconhecimento da vida eterna. Ao amor incondicional que nutria por seus semelhantes.

O filme é lindo, maravilhoso. Recomendo a todos, que ainda não viram, que vejam. Saimos do cinema sentindo muitas saudades de nosso querido Chico Xavier e de seu amor imenso e desvelado pelos irmãos desta jornada terrena.

Paz e luz a todos!







terça-feira, 12 de abril de 2011

PRESENTINHO DA VERINHA


Recebi este selinho do Blog Pensamento e Sentimentos (Blog da Verinha),
à qual agradeço de coração tão honroso presente.
Beijos em seu coração, Verinha.
Muito Obrigada.

Por outro lado, ofereço este selinho a todos os meu seguidores,
com todo o carinho do mundo.

sexta-feira, 8 de abril de 2011

RENASCER


"Não esperes por uma nova reencarnação para renascer em melhores condições interiores, a fim de que possas realizar o que nesta vida não tens conseguido fazer. Como o sol que renasce a cada dia ou como o ano que se renova a cada janeiro, renasce hoje das tuas falhas morais e busca o aprimoramento de tua alma. 
Se até ontem fracassaste nos teus propósitos de melhoria interior, renasce hoje para uma vida mais ativa em favor do bem comum.
Se viveste envolto num emaranhado de erros que cometeste, renasce agora para uma vida de mais acertos, pois todos os dias a vida te oferece inúmeras oportunidades de renascimento interior".


                                           Esp. Irmã Maria do Rosário




Em todos os dias de nossa vida, Deus oportuniza-nos, de uma forma ou de outra, a fazermos o bem. A caridade é a melhor e maior maneira de exercitarmos a benevolência, a paciência, o amor, a bondade, a amizade, o carinho, o perdão e outras tantas maneiras pelas quais podemos expressar nosso apoio e nossa força espiritual.


Para aqueles, cujo caminho é perfilado pelo ódio, mágoa, maldade, tristeza, desânimo, revolta, orgulho,
etc., cabe lembrar  que é possível, a cada dia, melhorar-se com a finalidade de aplicar como exemplo aos demais, os preceitos de Jesus quando nos recomenda "amar aos outros como a si mesmo".


Este é o maior mandamento de Deus. Onde não imperar o amor, jamais existirá paz e harmonia. Torna-se, por vezes, difícil o cumprimento desta tarefa. No entanto, é dela que decorre uma vida plena e feliz no que diz respeito aos relacionamentos com os quais convivemos na trajetória que devemos cumprir neste plano.


Nossa alma, aprimorada pela fé raciocinada e forte, galgará a evolução e o progresso e, toda vitória alcançada, será pelo despertamento do amor. Assim, seremos irmãos e companheiros na jornada ora vivida, quando fizermos de nossa luta diária, a oportunidade para a conquista de uma vida honrada e digna.


Que não façamos de todas as posses materiais ou da ganância, o objetivo primordial de nossa vida. Mas  que façamos todo o empenho em conseguir o enobrecimento de nossas conquistas espirituais. A renovação interior é de substancial importância, uma vez que dela fazendo uso, evitaremos que a cobiça se nos aflore ao coração.


Se, movidos pelo amor e pela fé, já conseguimos dar os primeiros passos em direção às mudanças que a vida nos impõe, não voltemos atrás nem fiquemos a pensar nas vezes em que nos desviamos do caminho do bem. Pelo contrário, aproveitemos a ocasião para, cada vez mais, colocar-nos à frente da batalha, servindo sempre àqueles que de nós dependem ou necessitam.


Se aqui estamos para um aprendizado, cuja principal finalidade é elevarmos a moral e a dignidade como espíritos integrados às exigências da vida, não será por qualquer motivo que cederemos às forças contrárias ao nosso ideal. Lutemos sempre, com garra e força, objetivando vencer e trabalhar em prol de nosso próprio crescimento.


A vida é a grande dádiva que recebemos de Deus para resolver nossas pendências do passado. E, é também, digna de ser vivida por tudo o que dela colhemos para nosso desenvolvimento espiritual.


Paz e luz a todos! 















domingo, 3 de abril de 2011

A LEI DO RETORNO


No exercício da compaixão, que é a beneficência da alma, revisa o que sentes, o que desejas, o que acreditas e o que falas, efetuando a triagem dos propósitos mais ocultos que te inspirem, a fim de que se traduzam em bondade e entendimento, porque mais dia menos dia, as nossas manifestações mais íntimas se evidenciam ou se revelam, inelutavelmente, de vez que tudo aquilo que colocarmos, no oceano da vida, para nós voltará. 

                                                  Chico Xavier


Nossas atitudes devem ser coerentes com aquilo que guardamos no fundo de nossa alma. De nada adianta difundirmos ideais espíritas, se ainda não aprendemos o verdadeiro sentido do amor, aquele amor incondicional que devemos sentir por nossos irmãos. Aqui, nesta romagem terrena, somos todos iguais perante Deus, nosso Pai Eterno e torna-se extremamente justo  que haja respeito e amor entre nós e nossos irmãos.


A lição de casa deve ser feita, levando-se em conta sempre que não podemos esquecer que cada um é um, isto é, cada ser tem sua individualidade e está nesse mundo em busca de sua evolução e de seu progresso espiritual.


Quantos de nós têm princípios que, no seu entender, são os mais corretos possíveis. Porém, muitas vezes caem pelos anseios do orgulho e das paixões que lhes fazem sentir-se "os donos do universo", mantendo apenas  um parco conhecimento sobre como agir para que a espiritualização se espalhe e, em se espalhando, frutifique de maneira a mostrar a todos como se processa o amor no dia-a-dia, a fim de que as criaturas possam atingir seu objetivo maior, que é ser um discípulo de Jesus Cristo na verdadeira acepção da palavra.


Hoje, somos heróis. Ontem, fomos famigerados assassinos que não se detinham em sua sede de vingança. Através da sublime oportunidade da redenção, na reencarnação trocam-se os papéis. Aqueles a quem devíamos pedir perdão pelos erros praticados no passado podem ser hoje, nossos irmãos de sangue e estar entre nossos familiares. Via de regra, é aquela pessoa com a qual não mantemos bom relacionamento e que não conseguimos entender nem com uma simples conversa. Isso porque, lá no fundo de seu inconsciente, ela guarda um resquício de mágoa e que provoca, sem ela saber, um distanciamento de nossa pessoa.


Apesar de todos esses impecilhos ao nosso crescimento espiritual, se faz necessário o cultivo do amor e da paciência ao tratarmos com esses seres que, numa outra vida entramos em rota de colisão. Agora, juntos novamente, devemos lutar para que o acerto de contas ocorra procurando, para isso, mostrar-lhes que o amor é o melhor meio para equilibrar os ânimos e fortificar as vibrações de paz, harmonia e felicidade.


Aqui, neste plano, oportuniza-se em todos os dias de nossa vida, enfrentamentos que devem ser analisados, tendo como tela de fundo o passado cujos danos semeamos e que aqui, iremos colher. Portanto, que sejamos não apenas meros expectadores de nossas vivências, mas sim, seres confiantes no trabalho a ser cumprido, abrigando em nosso coração muita fé, amor, caridade, benevolência, enfim, tudo aquilo que podemos dar ao nosso próximo, sem nada pedir em troca.


Que possamos receber as bençãos divinas e agradecer a Jesus e a nossos mentores de luz pela oportunidade de resolver as pendências da vida.


Que assim seja!