terça-feira, 30 de agosto de 2011

ESPÍRITO E MATÉRIA


                        
         "Nós, como espíritos encarnados, vivemos duas naturezas: 
                                uma física e uma espiritual."

                                              Allan Kardec


Estamos sendo constantemente submetidos aos apelos próprios destas duas naturezas. A nossa natureza física impõe ao espírito a obrigatoriedade de conceder à carne, o saciamento de suas necessidades, colocando-a à beira do abismo espiritual (cuidados com o corpo, sexualidade, necessidades materiais, obrigações sócio-econômicas, etc). Isso ocorre porque o atendimento dessas necessidades ordinárias da matéria expõe o  espírito ao risco do despertamento de sentimentos vis, que abrem grandes chagas na alma.

Já, a nossa natureza espiritual nos conduz a uma preocupação com o “eu” interior, que nos faz ver, nas exigências próprias da  matéria, o iminente risco de contaminação com o fermento da putrefação do corpo. A vaidade e o egoísmo, que vicejam no canteiro das paixões humanas, muitas vezes desencorajando-nos do uso de  nossas forças criadoras, nos afasta da oportunidade de contribuirmos para a elevação da alma no Planeta, através da intelectualização, socialização e consequente avanço moral de seus habitantes. 
Somos as alavancas edificadoras de elevação dos mundos.

A origem do homem deve-se a um Poder ou Ser Supremo que permeia  todo o Universo e a quem chamamos de Deus.  D'Ele vieram todas as criaturas que estão no mundo que habitamos o qual, por ora constitui-se na Terra onde encarnamos, embora saibamos que este planeta não é o único a ter vida, em meio a milhares de galáxias que compõem o cosmos.

A convivência do ser humano com a dualidade de sua natureza nem sempre é pacífica, uma vez que o homem debate-se entre sua  consciência (natureza espiritual) e sua matéria (natureza física). Esta duplicidade traz à tona aquilo que emana de maneira mais forte, ou seja, as ações e reações do indivíduo  frente a ocorrências do dia a dia de sua vida, na sociedade da qual faz parte.

Na intimidade do ser humano, a razão, quase sempre destituída de clareza e formação, sente-se num patamar de inferioridade, pois muitos são os apelos da superficialidade da vida a fazerem, do ser, um escravo das paixões e descontroles mundanos e sem medida. 
              
Quando porém, o homem, quase sempre movido pelo amor ou pela dor, descobre que existe um lado espiritual e a ele se rende, renovam-se as expectativas de que possa auferir um contato mais íntimo e direto com a divindade.

A partir de então, surge um ser diferenciado, que nota em si e em seu semelhante uma mudança que o leva a ter consciência de quem é, de onde veio, por que está aqui e para onde seguirá, após esta vida. Assim, sobrepõe-se à matéria, o principal componente da criatura - seu lado espiritual.

É necessário refletirmos na grande missão a qual viemos cumprir. A vida, por si só, já é uma oportunidade abençoada de renovação e progresso. Nossa evolução depende exclusivamente de nós mesmos. Jamais deveremos deixar passar em branco esta maravilhosa chance de nos libertarmos de nossos erros passados.

Amar incondicionalmente a todos é a ordem do dia. 
Sejamos como as flores que desabrocham para dar-nos a alegria de admirá-las. 
Sejamos como os pássaros que cantam e inebriam nossas manhãs douradas. 
Sejamos como o sol que, ao brilhar, dá-nos a beleza de sua luz. 
Sejamos como a lua que, na falta do sol, ilumina nossas noites. 
Que sejamos paz, harmonia e fortaleza para aqueles que buscam, em nós, o abraço amigo e o sorriso da amizade. 
Que sejamos felizes ao fazer nosso irmão feliz. Isso se chama AMOR.

Que assim seja!

32 comentários:

  1. bom alvorecer !
    Minha amiga cheia de luz!
    Muito bom amanhecer o dia com vc,que traz tanta energia que chega a enebriar-me...
    Sou viciada em leitura que nos acrescenta a evoluirmos neste planeta tão conturbado...
    Aplausos e tenha dias de paz e luz no teu caminhar...
    bjs minha adorada amiga1

    ResponderExcluir
  2. Espero estar cumprindo , e bem, os meus dois lados. Já aprendi a não me distanciar do quê vim fazer aqui; aprendi pela dor. Inebriada pelas luxurias do mundo material, tive um STOP do meu espírito, que me trouxe de novo a minha realidade e ao meu trabalho em prol do bem e da minha natureza a caminho da luz.
    É uma tarefa diária nos manter alerta o no caminho.
    Bom dia com muita luz a clarear nossas decisões diárias.

    ResponderExcluir
  3. Cedinho chego aqui e me encho de energia ao ler essa linda mensagem...beijos,tudo de bom,chica

    ResponderExcluir
  4. Preocupação com nosso eu interior deve sim, ser uma constante.
    Um belo dia! Bjs. Edna.

    ResponderExcluir
  5. Até hoje nunca tive um profundo interesse em assuntos espíritas. Mas lendo esse texto, me sinto convidado a fazer parte desse tipo de estudo, pois eu como grande pesquisador de minha existência, acredito que muito pode se descobrir a respeito de nós mesmos estudando espiritismo. Além de confirmar a existência de presenças no qual creio fazer parte de nossas vidas desde o momento em que nascemos.

    Me identifiquei com o blog. Estarei acompanhando e espero aprender muito com tigo!

    ResponderExcluir
  6. Oi amiga ,...desculpa a demora para vir visitá-la...muita coisa aconteceu e até agora estou ainda sem acreditar. Passe lá no meu blog e veja o que aconteceu....na postagem "Meu blog ganhou o Troféu Rioeduca 2011".E deixe um recadinho.... Fiquei em choque!!! Ando ocupada também com o curso de Gestão online, que estou fazendo da Prefeitura do Rio..ando ficando de "cabelo Branco" , está difícil....mas vou levando! Mil beijocas para vc. Obrigada pelo apoio ! Paz e Luz!

    ResponderExcluir
  7. Sempre anseio pelos seus textos, pois ao lê-los mais tenho compreensão da doutrina espírita e muito mais entendo da nossa relação com o criador, eu que sou tão pequenino, só posso, ao comentar, lhe agradecer. Muito obrigado minha querida Paraguassu. Bjos, ser de Luz.

    ResponderExcluir
  8. Oi Paraguassu,

    Procuro dizer isso a mim mesma todos os das

    ...Nossa evolução depende exclusivamente de nós mesmos.

    Um beijo e ótimo dia para você!

    ResponderExcluir
  9. Rogerio Novaes disse:
    Boa tarde querida Maria!

    Obrigado pelas palavras de incentivo e elogios pelo artigo. Escrever me faz bem a mente, corpo e alma. Tenho feito desta atividade uma válvula de escape para o dia-dia e para divulgar meus serviços como consultor e palestrante.
    Este meu blog está um pouco desatualizado devido a mudanças para outro espaço. Acesse também: http://www.rogerionovaes.com.br e lá estão meus mais recentes artigos. Conto sua visita e desde já estou lhe seguindo no seu belo blog. Parabéns!

    Voe, imagine, crie e ponha em prática tudo aquilo que você acredita! Mas o faça com paixão!

    Força sempre!

    Do amigo
    Rogério Novaes

    ResponderExcluir
  10. Oscar Herlinger disse:

    Sábias palavras amiga querida, que sua vida esteja sempre regrada com disciplina na reforma íntima e regada com amor do nosso eterno mestre Jesus.
    Obrigado pela mensagem
    Oscar

    Date: Tue, 30 Aug 2011 12:40:15 -0700

    ResponderExcluir
  11. Passando para ler mais um pouco deste texto tão rico...espiritualizado...
    bjssssssssssssssss

    ResponderExcluir
  12. Bom dia Paraguassu!
    Como boa seguidora que sou, da Doutrina Espírita.
    É sempre gratificante vir aqui e ler sobre o assunto.
    Em verdade perante Deus por mais amplo o surto de evolução que nos caracterize a existência, não haverá progresso real sem a benção do amor e o esclarecimento.
    Que possamos nos melhorar a cada dia e praticar tudo q aprendemos.Pq assim caminharemos p/ o nosso progresso. Corrigindo e acertando nossos erros.

    Mta luz p/ vc!!

    Beijos!!

    ResponderExcluir
  13. Paraguassu,
    linda reflexão!
    Nossa evolução passa também pelo quanto estamos abertos ao amor pleno, o quanto nos disponibilizamos para isso, sentimento divino que carregamos!

    Obrigada pela presença por lá!
    Beijinhos e ótimo fim de semana!

    ResponderExcluir
  14. Paraguassu, eu passei aqui, para além de ler o seu texto. Me senti leve,energizado,mais amado e mais agradavel. Passei aqui, para deixar a alma balançar, dançar e poetizar.Passei aqui, para junto com as estrelas do céu, lhe desejar um final de semana agradavel e hamonioso.
    Felicidades, sempre e sempre

    ResponderExcluir
  15. oi minha querida amiga!
    vc nem sabe onde eu te vi,lá no blog do Pedro.
    Passa lá para ver,kkkkkk
    Bjsssss
    http://pedrofransilva.blogspot.com

    ResponderExcluir
  16. Equilíbrio. Essa é a grande senha para nós encarnados que precisamos “cuidar do corpo e do espírito” sem esquecer que a verdadeira vida é a espiritual. Mas, o corpo físico é o nosso precioso veículo de evolução por meio da interação com os outros e o mundo material.

    Um grande abraço Maria. Parabéns por seu luminoso Blog!

    ResponderExcluir
  17. Que possamos cada vez mais colocar em prática e mantermos esse sentimento que é a base de nossa existência!

    Um beijo grande em seu coração Maria!.. É sempre muito bom visitar-lhe e ler seus lindos textos que nos transmitem grande paz e lições!

    Verinha

    ResponderExcluir
  18. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  19. Querida irmã!
    E todos os caminhos e caminhantes um dia se encontrarão! Assim como os sonhadores, que insistem em guardar em seus corações a criança necessária e suas verdades!
    A espiritualidade é uma fonte maravilhosa de aprendizado da vida. Só o amor salva!
    Obrigadíssimo pela visita e o carinho do comentário!
    Hummm... senti um cheirinho de Cuca e gostinho de cueca virada!
    Volte sempre.
    Beijo na alma!

    ResponderExcluir
  20. Há que se cuidar dos dois para viver em perfeita harmonia.
    Um beijinho,minha amiga.
    Teu blog nos encanta pela sabedoria de sempre e pelas reflexões que nos exercita.

    ResponderExcluir
  21. Que assim seja amiga, que este amor possa nos renovar as energias e nos manter na trilha.Bom passar por aqui e sentir esta força,que nos renova.
    Um belo domingo com muito carinho e paz.
    Um carinhoso abraço.
    Bju de luz nos seus dias.

    ResponderExcluir
  22. Ola Maria :}
    Fico feliz que tenha gostado do meu blog e quanto ao seu, é ótimo, gostei muito :}
    Espero que visite mais vezes meu blog.
    Eu estou seguindo os seus dois blogs, se puder me siga.
    Um beijo.

    ResponderExcluir
  23. Boa noite, querida.
    Adoro suas postagens, pois elas nos fazem refletir.
    Tenha uma lina noite.
    Bjs.
    Zelia Cunha

    ResponderExcluir
  24. Oi amiga suas mensagens me restaura e preenche minha alma, ao ler seus texto.Amar incondicionalmente a todos é a ordem do dia. Perfeito essa frase.Desejo um ótimo fim de semana cheio de coisas especiais. Beijo grande!

    Smareis

    ResponderExcluir
  25. Olá Paraguassu,
    É sempre bom passar por aqui e ler essas mensagens lindas e tão cheias de amor.
    Beijos.

    ResponderExcluir
  26. Há muita sabedoria em todos os textos que posta. Precisamos cumprir, da mesma forma, nossa missão, eis que apenas passamos pelo mundo. E aqui chegamos para realizar algumas tarefas, entre as quais, sem dúvida, está a doação, o amor.

    Bjs.

    ResponderExcluir
  27. Oi, Maria! Dizia Confucio: "Nos caminhos pouco percorridos grassam as ervas daninhas..."
    Pois estou de volta pra desejar um domingo bem ensolarado por aí...
    Aqui continua-se a falar de coisas boas, de amor luz e amizade.
    Grande abraço!

    ResponderExcluir
  28. Querida passei aqui para te desejar um lindo domingo de setembro.Que ele seja suave, doce e que imprima no teu coração este amor tão falado, escrito, cantado e que é a fonte de tudo.Amei teu Post.Bjs no coração Eloah

    ResponderExcluir
  29. Um domingo cheio de carinho e poesia pra ti amiga e uma linda semana....beijos e beijos.

    ResponderExcluir
  30. Olá Maria! O amor é um dos maiores fomentos da nossa existência. Bela mensagem. Adorei!

    Beijos e boa noite pra ti.

    Furtado.

    ResponderExcluir
  31. Ola recebi sua visita em meu blog hj ,e acho q vc nao viu ainda meu comentario em seu blog....rsrsrsr
    Este seu cantinho ,para mim é um cantinho especial,passei ótimos momentos aq quando encontrei seu blog.....Li tantas coisas q me ajudou em muitas outras.....
    Resumindo me achei aq ....
    Um grande beijo
    Sera sempre bem vinda no meu blog.
    Ps - concordo plenamente com seu ponto de vista sobre o post q coloquei sobre incansável Beleza
    http://segredosdajana.blogspot.com

    ResponderExcluir
  32. passando pra deixar um beijo

    ResponderExcluir